Série: Albúm de Figurinhas – Dorval

Série: Albúm de Figurinhas - Dorval

Dorval Rodrigues, o Dorval, maior ponta da história do Santos (entre 1956 e 1966), vive hoje na Vila Santa Catarina, zona sul de São Paulo. É professor do projeto da Prefeitura do governo de São Paulo, no Campo do CDM Ferradura, localizado na rua Adelino da Fontoura, 404, Jardim Jabaquara. O ex-ponta anda meio triste pela falta de apoio no projeto em que trabalha e pela falta de reconhecimento com os craques do passado, principalmente por parte do Santos FC. “É complicado… eles esquecem de tudo que nós fizemos. Uma vez fui ver o Santos jogar e me barraram na entrada. Tive de pegar fila e comprar ingresso. Dá pra acreditar? Não é nem pelo dinheiro do bilhete, mas por tudo que fizemos pelo clube poderíamos ter esse privilégio”, desabafou Dorval. Ele também não se conforma com o fato de não poder utilizar o espaço dos camarotes “Artilheiros da Vila”, inaugurados em novembro de 2005 e localizados no quarto andar da Vila Belmiro. “Esses camarotes levam o nome dos artilheiros do Santos. O meu nome está lá e eu não tenho direito a nenhuma cadeira. Poxa… é mais justo nem colocar nossos nomes então”, afirmou entristecido o ex-ponta.

Gaúcho de Porto Alegre (RS), nascido em 26 de fevereiro de 1935, começou a carreira nos juvenis do Grêmio de Porto Alegre. Transferiu-se para o Esporte Clube Força e Luz como profissional, onde permaneceu dos 17 aos 19 anos. Em outubro de 1956 foi vendido ao Santos, empresariado por Arnaldo Figueiredo, dirigente do Força e Luz. No início de 1957, Dorval foi emprestado ao Juventus da rua Javari, onde se destacou na preparação do campeonato paulista daquele ano. Retornou ao Santos como titular no lugar de Alfredinho. A escalação da primeira equipe do Santos da qual Dorval participou é a seguinte: Manga; Getúlio, Élvio, Formiga e Ivan; Zito, Dorval, Álvaro, Delvechio, Pelé, Pagão Pepe, (Jair da Rosa Pinto), o técnico era Luiz Alonso, o Lula. Já em 1960, o Santos tinha Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe, considerada a maior linha de meio e ataque da história do futebol brasileiro. Em 1964, Dorval foi vendido junto com Batista e Luís Cláudio para o Racing da Argentina. Como o clube argentino não quitou o passe do trio, Dorval acabou retornando ao Santos em 1965, ficando até 67. Em seguida, acertou com o Palmeiras. No clube do Palestra Itália jogou com Ademir, Zequinha, César Maluco, Servílio, Djalma Santos, Geraldo e Tupãzinho. Pelo Verdão, foram apenas 20 jogos (12 vitórias, 4 empates, 4 derrotas) e nenhum gol marcado.

Em 1968 foi para o Atlético Paranaense, onde jogou até 1971. Foi campeão paranaense em 70, ao lado de Bellini, Zé Roberto, Nílton Dias, Nílson e Sicupira. Ficou seis meses na Venezuela defendendo o Valencia. Depois veio para o SAAD, junto com Coutinho e Joel, encerrando a carreira em 1972.

Frases e curiosidades:

“A maior glória que tive foi defendendo o Santos, onde conquistei cinco títulos paulistas, o Bi-Mundial, duas Libertadores, quatro Rio-São Paulo e cinco Taças do Brasil.”

“Em 65, o Dalmo foi expulso em uma partida contra o Botafogo-RJ e fui deslocado para a lateral para marcar o Garrincha. Eu era mais rápido do que ele e acabava ganhando as jogadas pela direita. Vencemos aquela partida por 3 a 1. Mas, era muito difícil marcar o Garrincha”

Sobre a história contada por Pepe, afirmando que Dorval dançou com um Travesti sem saber. “A história do Pepe, é tudo mentira, o Pepe é um tremendo mentiroso. O Pepe era um jogador que não saía da concentração, mas ficava inventando história de todo mundo”, brinca o ponta.

“Eu, o Tite e o Coutinho gostávamos de sair. O Pelé, por ser muito famoso, não se expunha muito.”

Dorval era conhecido como locomotiva dentro dos campos, mas fora deles, ganhou fama como Pé-de-Valsa.

Dorval marcou 198 gols em 612 jogos pelo Santos.

Gilmar; Carlos Alberto Torres, Mauro Ramos de Oliveira, Formiga e Nílton Santos; Zito, Garrincha, Didi, Coutinho, Pelé e Pepe. Técnico Lula. Esta é a seleção de todos os tempos de Dorval.

O ex-craque tem um projeto denominado “Craques do futuro”.

FONTE: MILTON NEVES

27 comentários sobre “Série: Albúm de Figurinhas – Dorval

  1. Ja vivi um pouco pra ter conhecimento do que se passa em muitos setores, lembro que na época do Maluf também as contas eram aprovadas com Louvor, o Malufismo era praticamente uma religião, praticamente ninguém ousava desafiar o homem das obras megalomaníacas e seu fanáticos xiitas. Mas tudo tem o seu tempo e seu preço, nada que perdure, só vai sobrar neguinho chorando pelos cantos inconformados com aqueles que se foram. E o Santos continuara firme e forte.

  2. marciano

    não é só 2012 que temos superavit, mas desde a saída do cereja, o santos caminha a passos largos pra sair do buraco que foi deixado para se tornar um clube empressa, exemplo de administração para outros clubes brasileiros

  3. marciano

    As contas do clube são aprovadas pelo conselho e tem gente que nunca viu nem uma nota fiscal e fica falando o que quer, por que quer sem maiores seriedades

  4. O Santos só fecha no azul esse ano se vender o Neymar, deficit previsto acima dos 30 milhões. Os incompetentes ficam brincando de números e fingem que montam um time, enquanto isso o Santos se desmonta em todos os sentidos.

    1. mecmrh

      Na verdade um time com a tradição do Santos de maneira alguma poderia ter menos torcida que o Cruzeiro.Apesar dos Gambás terem o total apoio da mídia ,nosso time deveria nos ultimos anos ter dado um salto no número de torcedores e o que aconteceu foi dos gambás aumentarem a sua torcida.De que adianta manter no elenco o melhor jogador do Brasil se não consegue alavancar a sua marca.

  5. O tal balanco financeiro do Santos e tao verdadeiro quanto o do Banco do Silvio Santos. Adiantamento do Barca pelo pagamento do Neymar, remuneração do Laor, Imagina tudo mentira, quem viver vera. Alias três coisas mentirosas no Brasil, balanco financeiro de instituição bancaria, companhias aéreas e times de futebol.

  6. marciano

    Nóis santistas sabemos muito bem que jogador com nome de ave acaba dando merda. Os gambas contrataram o pato, pagaram uma grana e o cara não vem arrebentando, como esperavam, agora para não ficar com o pato na mão, iniciaram a operação pato, ou seja, a midia do trio de lata quer a todo custo transformar o pato no principal jogador do Brasil, para a copa das confederações e do mundo. e para isso, para ocupar o lugar do neymar, é necessário queima-lo ou rebaixa-lo . Por exemplo, se neymar driblar quatro e finalizar na trave ele é fominha mas se o pato soltar um pum no meio de campo ele já sera chamado de fenomenal. Maior prova do que estou falando foi o jogo contra a italia que estavamos ganhando por 2×0 mas a defesa cedeu o empate, Neymar foi o melhor homem em campo e não deve nenhuma culpa pelas falhas da defesa, mas a mídia corintiana só critica e culpa o neymar. Ontem contra a russia o Brasil varias vezes ficou tocando a bola na intermediária da defesa adversaria procurando uma brecha e o neymar aberto na ponta direita e nínguem via o craque, ,

    1. peixevivo21

      Concordo em parte marciano…Com relação ao Pato claro que estão forçando a barra, mas o cara tá longe de ser craque. Agora infelizmente para nós, faz tempo que o Neymar esta devendo uma boa apresentação, e k entre nós, ontem êle foi muito mal, além da própria seleção que é um lixo, claro. Ontem o Neymar perdeu muitas bolas de forma até bizarra, e as poucas chances foi um pouco fominha.

      1. marciano

        Caro Peixevivo21, Primeiramente por que 21 ? O pato está longe de ser um craque mas se toda a mídia começar a falar que ele é craque ele passará a ser craque. Quanto ao neymar foi o melhor em campo contra a italia, mas a midia não fala isso, é um jogador que precisa ser acionado, ou seja, precisa receber a bola na frente, aberto na ponta e em velocidade, na seleção existe uma panelinha que não passa a bola pro neymar na frente de jeito nenhum, (pode prestar atenção) e o neymar joga voltando pra defender enviado no meio. No santos não temos um armador que faça o neymar jogar, O montillo deveria ser este homem, entretanto não vinha bem, nas duas ultimas partidas antes da seleção ele melhorou, e na seleção argentina está bem, talvez seu bom futebol esteja voltando. Vamos aguardar o jogo contra o Mogi Mirim pra ver se o montillo joga e faça o neymar jogar

      2. marciano

        caro peixevivo21, primeiramente pq 21? O pato está longe de ser craque mas se todos ficarem falando que ele é craque cada coisa que ele fizer em campo será visto com uma lente de aumento. Quanto ao neymar foi o melhor em campo contra a italia, mas isso a midia esconde,Alem disso o neymar tem que receber a bola aberto na ponta, na frente em velocidade, e na seleção tem uma panelinha que não passa a bola pro neymar na frente de jeito nenhum (pode prestar atenção). No santos estamos carente de um armador que faça o neymar jogar, O montilo seria este jogador mas não estava bem, apesar de nas duas ultimas partidas antes de ir pra seleção argentina ter melhorado e lá na argentina tb está jogando bem, talvez seu bom futebol esteja voltando, vamos aguardar o jogo contra o Mogi mirim

  7. elisiocampanaro

    Dorval foi o principal ponta direita que o Santos já teve, e jogava muito realmente. Era rápido e troncudo, e chutava forte também. O brasileiro tem memória curta, infelizmente

    1. elisiocampanaro

      Esse papo de Neymar no Barcelona também já deu no saco. Vende logo e pega esta grana e monta um novo time, e pronto. Aliáz pela bolinha que esta jogando, é melhor vender rápido antes que o Braça desista……Se desistirem são 80 milhões de multa….kkkk

      1. mecmrh

        Não dá para se acreditar em nada que essa diretoria fala,pois hoje está uma reportagem que diz que o Laor trabalha remunerado na presidencia do Santos sendo que isso é proibido pelo estatudo do clube.Quem será que fala a verdade em todas essas histórias…..

    2. dairvallota

      PA aproveitando: ontem deve ter sido divulgado os numeros de 2012 do SFC, como foi isso? Bem se foi publicado positivo, os que aqui postam em sua grande maioria, vão escrever que os numeros foram manipulado. Ou nossos números foram mesmo horriveis como os que aqui postam não cansam de escrever?

      1. Olá Dair…realmente foi anunciado o balanço pelo Santos. Infelizmente o que acontece hoje em dia em todo e qualquer clube de futebol do Brasil, é que as contas por melhor que sejam prestadas, sempre são maquiadas, mas não se pode fugir muito de uma realidade, do tipo por ex. Se um Clube teve lucro de 10 milhões, anunciar que teve prejizo de 10, e vice-versa. Mas acho que os numeros do Santos estão mais ou menos dentro do esperado. Veja o Link abaixo:

        http://blogdoperrone.blogosfera.uol.com.br/2013/03/santos-dobra-superavit-em-2012-mas-receita-com-bilheteria-cai-mais-de-r-20-milhoes/

  8. domhenrique

    Concordo com os amigos quando dizem da falta de reconhecimento por parte das diretorias que já passaram pelo Santos, e não deram o devido reconhecimento ao Dorval.

  9. domhenrique

    Parabéns Império ! Realmente Dorval jogava muito, tinha peito de aço, cruzava como ninguém, e era goleador trambém ! Bela homenagem ao melhor ponta que o Santos já teve !

  10. marciano

    A falta de reconhecimento é realmente fodha. Já vi programa de tv sobre o passado do santos com mengalvio, coutinho pelé e pepe, mas dorval não apareceu, porque ?

  11. simplebyrd

    ele é tão humilde que nem se escalou nos melhores de todos… pena que não tem o respeito e reconhecimento devido das diretorias santistas recentes…parabéns ao Império pela merecida homenagem…

Os comentários estão desativados.