A quem interessa realmente o nosso calendario de futebol ?

A quem interessa realmente o nosso calendário de futebol ?

Criado em 1.971, o Campeonato brasileiro de Futebol talvez seja o torneio mais longo do mundo, e tem como finalidade além de definir o Campeão Brasileiro de Futebol por pontos corridos, encontrar os representantes brasileiros para a disputa da Taça Libertadores da América. Demorou-se muito tempo para definir o formato deste campeonato, tanto é que a história do futebol brasileiro mostra que deste os anos 20 se tentava seguir a tendência do futebol Inglês, Italiano, e Argentino que já disputavam seus torneio nacionais desde o século 19.
A primeira tentativa foi o Torneio de Seleções:
Surgiu em 1922, mas não era disputado por times, e sim pelos melhores jogadores de cada estado. Batizado de Campeonato Brasileiro de Seleções, ele foi o mais importante torneio nacional até os anos 50, tendo sido disputado regularmente até 1963.
Depois veio o Torneio Rio-São Paulo:
É de 1933 e foi o pioneiro interestadual entre times. Realizado junto com os campeonatos paulista e carioca, seus jogos podiam valer tanto para o Rio-SP como para os torneios locais. Durou até 1966, mas nos anos 90, foi ressuscitado sem sucesso.
A seguir surgiu a Taça Brasil:
Em 1960 seria disputada a primeira Taça Libertadores de América. Por isso, em 1959, foi criado um torneio para indicar o representante brasileiro para o torneio, e surgiu a Taça Brasil, que era semelhante à atual Copa do Brasil, reunindo times de vários estados em jogos eliminatórios. Durou até 1968.
Depois veio o Torneio Robertão:
Em 1967 surgiu o mais acabado embrião do atual Brasileirão. O Torneio Roberto Gomes Pedrosa (o “Robertão” ou Taça de Prata) era disputado por times do eixo Rio-SP e os principais clubes de estados, como Minas Gerais e Rio Grande do Sul. O último “Robertão” aconteceu em 1970, um ano antes do Brasileirão.
As características do Campeonato Brasileiro, como conta a história, foi a falta de uma padronização no sistema de disputa, com isso muito vezes foram mudadas as regras e números de participantes. Com o Código do Torcedor que foi organizado pelo Congresso Nacional , juntamente com a CBF, foi feito um planejamento para que o campeonato tivesse um calendário melhor, e com algumas mudanças se reduziu o tempo disponível para as competições, e a forma de disputa também, sendo agora turno e returno.
Com esse sistema renovado, o calendário teve que ficar muito mais organizado e o número de jogos também. Com isto o número de competidores diminuiu parcialmente de 2004 até hoje. Em 2004 eram 24,em 2005 22 e em 2006 20 clubes quantidade que permanece até hoje, isso tanto na Série A quanto na Série B.
Com tudo isto porém, nosso sistema de disputa continua correndo na contra mão do lógico e necessário calendário europeu, já que tôda e qualquer data FIFA é baseada neste calendário. Como nossa confederação continua mantendo nosso próprio calendario, isto acaba por causar danos aos clubes brasileiros, que não só precisam de readaptar a cada ano por conta de Jogos da Seleção Brasileira, e outros torneios como Taça Libertadores, Copa Sul americana, e Copa do Brasil, como também sofrem o prejuízo de terem que ceder gratuitamente seus jogadores à CBF, ficando com o ônus de ver seus times desfalcados durante boa parte das competições nacionais e sul americanas.
Para fugir desta situação, porque não adotar definitivamente o mesmo calendário Europeu para os Torneios Brasileiros, melhorando assim a flexibilidade de datas, e competitividade dos clubes que poderiam contar com seus principais atletas em todos os jogos.
Este método atual de competição atende a quais interesses, e se justifica contra todas as evidências contrarias, por qual motivo ? Será que podemos responder ?

29 comentários sobre “A quem interessa realmente o nosso calendario de futebol ?

  1. O Calendário do Futebol Brasileiro

    Soube que o Santos contratou uma empresa para estudar o calendário do futebol brasileiro, e efetuar sugestões de mudanças que equacionem os gargalos existentes. E tais sugestões serão sugeridas para a análise e debate dos demais clubes.
    O que levou o Santos a tomar tal iniciativa foram as constantes e recorrentes convocações do Neymar pela CBF, que priva o Santos de seu melhor atleta e maior investimento, além de não indenizar o clube. Num enorme prejuízo ao Santos e ao futebol brasileiro.
    Os problemas são recorrentes e as soluções questionáveis e negociáveis.

    Campeonatos e jogos:
    – Estadual
    – Copa do Brasil
    – Brasileiro
    – Pré Sul-americana
    – Sul-Americana
    – Pré Libertadores
    – Libertadores
    – Recopa Sul-Americana
    – Mundial de Clubes
    – Amistosos da Seleção
    – Eliminatórias da Seleção
    – Campeonatos da Seleção

    Problemas pontuais:
    – excessos de campeonatos, jogos e times;
    – ausência de datas para amistosos nacionais e internacionais;
    – pré-temporada curta impedindo melhor preparação das equipes;
    – campeonatos estaduais inchados, longos e fracos;
    – o calendário brasileiro não acompanha o calendário europeu;
    – janela de transferência europeia aberta no meio dos campeonatos nacionais;
    – jogos nacionais em data FIFA desfalcando times e campeonatos;
    – campeonatos sul-americanos com pré jogos nacionais para definir participantes;
    – distribuição desequilibrada das cotas de TV prejudicando a competitividade;
    – jogos em horários propícios apenas para a TV;
    – datas e horários de jogos alterados para beneficiar as TVs aberta e fechada;
    – concentração de transmissões na TV aberta dos mesmos times;
    – a TV administra os campeonatos que compra;
    – a CBF tem muito poder político sobre os clubes.

    Soluções necessárias:
    – diminuir o número de jogos ou de campeonatos ou limitar o número de campeonatos por clube;
    – criar datas para amistosos nacionais e internacionais;
    – aumentar a pré-temporada dos times para melhor preparação;
    – diminuir o nº de clubes e datas dos campeonatos estaduais;
    – adequar o calendário brasileiro ao europeu;
    – alinhar janelas de transferências com a Europa;
    – paralisar os campeonatos nas datas FIFA da seleção;
    – eliminar os jogos pré-sul-americana e pré-Libertadores;
    – melhorar a distribuição das cotas de TV para aumentar a competitividade;
    – jogos em horários adequados ao torcedor que vai ao estádio;
    – não alterar data e horário de jogos para atender interesse de TV;
    – melhor distribuição da grade de transmissão de jogos para não concentrar torcidas;
    – administração dos campeonatos por liga criada e mantida pelos clubes;
    – diminuir o poder político da CBF que deve administrar apenas a seleção.

    Para adequar o calendário brasileiro ao europeu é preciso considerar:
    – fator clima (principalmente época de chuvas e inverno);
    – fator cultural (sempre começamos em janeiro e terminamos em dezembro);
    – fator contrato (data início e fim do contrato do atleta);
    – fator feriados (como Carnaval e férias escolares);
    – fator férias (30 dias por lei e hoje concedidas no final do ano);
    – fator 13º salário (sobre salários dos atletas hoje em dezembro);
    – fator TV (períodos tradicionais de melhores audiências);
    – fator econômico (contratos comerciais dos clubes);
    – fator político (interesses comerciais da CBF e Comebol).

    Que a inteligência supere a estupidez!

    Acho que é isso…
    Estava com preguiça de pensar e escrever!
    Saudações Santistas!

  2. Taí um time que o Santos tem que jogar tudo que sabe e mais um pouco é o tal galinho, e com Neymar arrebentando eles, porque quando o André assinou com o Santos, nos blogs da torcida alteticana os caras zombavam e diziam que o André foi para um time que ia brigar para não cair e o Galo seria campeão. São uns arrogantes que o único título importante foi nos idos de dadá maravilha.

  3. mecmrh

    Um cara que deveria ser demitido do nosso time é o tal gerente de futebol,todas nossas contratações de bons jogadores tem algum impessilio,se o jogador é bom o cara não tem perfil do nosso time,se tem o perfil é muito caro para gente,se o cara é bom ,é bom mais é velho……

  4. alex375

    A verdade é que parece que o Neymar volta contra o Atletico Mineiro, e se conseguirmos outra vitória dá para voltar a sonhar um pouquinho. É dificil mas não impossivel. O time esta mais equilibrado agora e com o Neymar no time penso que o Santos ganha nova força. O Miralles parece que esta encontrando seu jeito de jogar, e pode vir a surpreender.

  5. Os bambis desistiram do Aloisio do Figueira porque o Osvaldo esta arrebentando, então é hora de investir, esse dinheiro do Santos, repito se é que ele ainda existe investe nas revelações do CB, dá de comprar o passe integral de pelo menos 5 ou 6 dessas revelações, pelo jeito estão dispostos a investir num medalhão oqeu na minha opinião não é o certo, porque se tiverem paciência o único medalhão interessante é o robinho e vem de graça, e esqueci o Alex também, esse seria o 10 ideal, e concordo é muito mais completo que o Ganso.

    1. mecmrh

      O problema que as contratações do nosso time são estranhas 😮 tal Bruno Mendes custaria para o santos mais de 20 milhões e agora o cara está jogando no botafogo.Quem intende …..

  6. Aí torcedor alienado, no final do ano bate palmas pra administração do Laor porque é auto suficiente, mas não conta toda essa grana que entrou no SFC, fazer administração dar lucro com empréstimo e venda de jogadores é fácil, olha quanta grana entrou no SFC, então só confirma o que falo que é a maior balela que o Santos é auto suficiente e a administração é um espetáculo. Agora também não sou nenhum imbecil pra achar que não precisa vender jogadores, mas tem que ter competência pra repor a altura e é o que não acontece no SFC, cada vez mais se vende os melhores craques e o time cada vez enfraquece mais, e 2013 pelo andar da carruagem vai ser ainda pior. Falava que a bola da vez era o Ganso, agora vai se Arouca, Rafael, FA e Neymar. Aliás tem um coisa acontecendo no SFC e ninguém comenta nos últimos jogos o FA esta carregando o Santos nas costas, tá jogando demais, e entra neguinho dizendo que o Henrique deu consistência ao meio do SFC. Pelo amor de Deus, é só prestar atenção no que ele esta jogando.

      1. dairvallota

        Além de politica ( aliás ele é fraquinho nisso tmbém ), o problema dele é de berço: Não tem educação, não é capaz de ser sociavel. Fraquinho ele. Desconsidere-o

  7. Peixe vivo, amigão, se é pra começar baixar o nível vai ter resposta, é assim se você não leu vou te explicar direito pela última vez, falei que nos últimos 6 meses entraram mais de 70 milhões nos cofres do SFC. O Laor pegou 30 milhões adiantado da Globo e disse que era pra contrtações, certo, 27 milhões do Ganso, certo, e sobre os 10 milhões de euros do Barcelona não sei da onde você tirou que falei que vendeu o Neymar, e sim deu prioridade ao Barça, então seriam mais 20 milhões certo no mínimo certo. Então o do Neymar em nenhum momento a diretoria falou que era mentira, e nos corredores da VB dão como esse dinheiro entrou, lógico que ninguém vai divulgar porque se alguém sabe não vai divulgar e no mais os conselheiros que querem a s coisas as claras , vão a fundo nisso, certo amigão. Então não vem com ofensas e querendo colocar todos na vala comum, as informações que trago são verdadeiras faltando apurar essa do Neymar, agora você como bom santista deveria também cobrar que esse dinheiro apareça e não desapareça como na época do MT, então vejo muitos cobrando só contando com os 27 milhões do Ganso mas dos outros 30 da Globo ninguém fala, convenhamos é muita grana pra um clube do Brasil.

    1. peixevivo21

      Olha; não leva mal não mas não sei onde foi que te ofendi, pelo menos meu post não tem nehum termo ofensivo a você, apenas questionamentos. Outra coisa o Santos desmentiu sim senhor esta informação sem sentido, e o próprio Neymar também desmentiu, a menos que todos estejam mentindo. Outro detalhe; você também disse que o presidente do Santos tinha que dizer onde foi parar o dinheiro. Agora pra finalizar: Você compra a noticia do jeito que te convem, despreza as negativas da diretoria, a seu favor, e ainda questiona onde foi parar uma grana que só o Jornal Espanhol disse que existe. Os Jornais espanhois já venderam o Neymar pro Braça, pro Real, desde 2010, então acho que não merecem credibilidade. Só isto. Mas te ofender, me desculpe, mas não fiz…

      1. Repetindo, a diretoria também desmentiu que não ia contratar o Bill, que não ia vender o Ganso, que o Ganso só saia pela multa altissima que o Santos recuou, então se for pelas negativas da diretoria não vale, então porque já se admite nos bastidores que a grana entrou, lembra quando falei que na venda do Ganso o Santos foi convencido a aceitar 5% numa futura transação e não os 205 conforme anunciado. Mas tudo bem, se você acha que devemos acreditar nessa mesma diretoria que disse que ia montar um super time no centenário e que disse que em 2013 vai comprar 3 ou 4 jogadores de seleção brasileiro, vamos lá então.

  8. peixevivo21

    A imprensa não é só ruim aqui não. Este Jornal Sport lá da Espanha também deve ser outro lixo. Toda hora fica comprando o Neymar para o Barça, e hoje botou na manchete que o Neymar pediu para o Barcelona contratar ele agora. Ridiculo ! Se o Barça quer, então pague a multa. Aliás outro dia um cidadão escreveu aqui que o Barça já pagou 10 milhões de euros para o Santos, e o dinheiro já sumiu. Talvez quem escreveu isto deva ler o Jornal Sport diariamente. Falar e escrever merda qualquer um faz.

    1. dairvallota

      Concordo contigo, lá como aqui, existem imprensa que escreve o que quer apenas para “vender” fantasias. Não esqueça que lá na espanha além do jornal que voce citou ( Sport ), tem também o Marca que escreve o que interessa para os torcedores locais, neste jornal o Neymar já assinou com o Real umas 10 vezes.

  9. ranierivilanova

    Não adianta querer brigar com a CBF pois ela tem muita cobertura não só no conguesso como na Globo. É dar murro em ponta de faca. Quem não se lembra que a Record ofereceu 70 milhões pelos direitos de transmissão, e a CBF fechou com a Globo por menos. Isto tudo porque ambos fazem parte da mesma Máfia do Futebol. Quanto ao calendario não precisa ser muito inteligente pra saber que temos que nos adaptar ao calendario europeu.

  10. indo um pouco alem da entidade e seus patrocinadores
    eu vi a galera revoltada com o florminense sendo beneficiado
    ja faz anos que o campeanato brasileiro sempre eh favorecido em favor de times do eixo RJ-SP
    ninguem tem interesse em mostrar a festa do titulo em porto alegre, ou belo horizonte, nao sao os principais polos do pais
    tudo que comentamos aqui e que podem ser traduzidos em cifras $$$ quer dizer que vai ser manipulado uma hora ou outra pra beneficiar certos times
    esses dias o POFEXO LUXA deu uma declaracao questionando a imprensa do pq o messi eh o melhor do mundo, sendo que o messi nao ganhou nem do flavela nem dos gambas
    um amigo meu ate me mandou o link
    pofexo nao eh flor que se cheire mas sabe muito bem como funciona esse esquema
    e ele ta no lado que eh prejudicado dessa vez, quem diz que o gremio tinha chance de titulo eh pq soh olhou os pontos na tabela, esqueceu de olhar pros organizadores do campeonato

    1. ranierivilanova

      Verdade, eu vi a entrevista dele e ele esta certinho, porque para a CBF e para a imprensa, interessa empurrar os Gambás em São Paulo e o Flamerda no Rio, só que agora a bola da vez é o Florminense. Quem viu o jogo do Flu ontem viu como eles foram beneficiados com um penalty ridículo. Infelizmente já briguei muito com amigos, dizendo que a Copa no Brasil vai ser um desastre, e eles e muita gente não acredita.

  11. mainarde

    Esta CBF é nojenta mesmo, e a Globo então nem se fale. Ferram com nosso timew todo ano e ninguém faz nada. A nossa diretoria nunca quiz bater de frente com a CBF mesmo já tendo oportunidades para isto. A verdade é que a sujeira deve ser maior do que a gente pensa, e meter a mão nesta cumbuca deve sobrar pra todo mundo.

  12. santistafiel

    E parece que o Alex está ficando de mão beijada para quem quizer levar. Esta nos jornais, que a pedido da familia ele já rejeitou voltar ao Cruzeiro. O Palmeiras com a eminência de ir para a segunda divisão, não sei se seria uma boa para ele, se bem que ele já não tem mais pretensões a não ser encerrar a carreira com um bom contrato. Será que não existe um interlocutor à altura no Santos, para sentar com o craque e costurar um contrato bom para os dois lados ? Alex é craque e como poucos.

    1. mainarde

      Alex é melhor que Ganso, e digo isto não porque o traíra deixou o Peixe, mas porque o talento de Alex sempre foi inquestionavel, e seria ótimo para o Santos, desde de que com um contrato viável !

  13. santistafiel

    Olha, p’ra falar a verdade eu penso que independentemente de amar meu clube o Santos Futebol Clube, o futebol brasileiro se tranformou em uma nojeira total. A CBF é uma entidade podre e corrupta que gasta milhões investindo em candidatos federai para segurar e esconder seus podres. A mídia (Rede Globo) é o braço direito da CBF, que com isto manipula tabela do campeonato, horarios de jogos, e chega a autorizar ou não transferência de datas de jogos. Infelizmente nosso Santos tem sido extremamente prejudicado com estas manobras nojentas, tirando nossos jogadores sempre em datas importantes, e o prejuizo fica com o clube. As vezes pensa que é mais fácil derrubar um Presidente da República, que a CBF.

Os comentários estão desativados.