Atendendo a uma solicitação do nosso amigo Dairvallota, e ao dia especial para nós santistas, preparamos este Post especial e comemorativo. Fonte de Informação WIKIPÉDIA.
O Estádio Urbano Caldeira, mais conhecido como Vila Belmiro, é o maior estádio de futebol da Baixada Santista e abriga o Santos FC, fundado em 14 de abril de 1912 e revelou o Edson Arantes do Nascimento, conhecido mundialmente por Pelé.
O estádio na Vila Belmiro foi construído em 1916 e é um dos estádios mais antigos do Brasil e tem capacidade atual para 16.798 torcedores.Está localizado na Rua Princesa Isabel, próximo ao Estádio Ulrico Mursa, da Portuguesa Santista.
O Santos Futebol Clube, logo após sua fundação, realizava seus treinos em um campo localizado no Bairro do Macuco. Como o gramado não tinha as dimensões oficiais mínimas, seus jogos eram disputados no terreno onde hoje está a “Igreja Coração de Maria”, na avenida Ana Costa.
O campo no entanto, era utilizado também por outros clubes da cidade. Em 1915, a situação chegava a um limite, obrigando o clube a rejeitar visitas de clubes internacionais, inclusive. Para resolver o problema, os dirigentes passaram a procurar terrenos na cidade. Em 31 de maio de 1916, uma Assembléia Geral aprovou a compra de uma área de 16.500 metros quadrados, no bairro da Vila Belmiro. No dia 12 de outubro daquele ano, foi inaugurada a praça de esportes da Vila Belmiro. O primeiro jogo, foi realizado 10 dias depois, contra o Ypiranga, válido pelo Campeonato Paulista. O primeiro jogo Santos 2 x 1 Ypiranga, com gols de Millon e Jarbas; a escalação do Santos foi Odorico; Américo e Arantes; Pereira, Oscar e Junqueira; Millon, Marba, Tedesco, Jarbas e Arnaldo.
Chamado carinhosamente de a Vila mais famosa do Mundo, o nome oficial do estádio é Urbano Caldeira, dado em 1933 como homenagem a um dos maiores benfeitores do clube. Durante o periodo conhecido como ” a era Pelé ” (1957-1974), em virtude de os adversários sairem derrotados com frequencia pelo Santos F.C em seu estádio neste período, o estádio ficou conhecido pelo apelido de “O alçapão da Vila ”
O Sport Club Internacional de Porto Alegre é o único clube brasileiro que nunca conseguiu vencer o peixe no estádio da Vila Belmiro. O Grêmio também tinha essa tabu contra a equipe praiana, mas veio a vencer em partida válida pelo Campeonato Brasileiro de 2011.
A ILUMINAÇÃO:
O Estádio Urbano Caldeira teve sua iluminação inaugurada em 1931. No dia 21 de março, às 20 horas, eram acesos os refletores do campo. Para marcar a ocasião, o Santos enfrentou uma seleção da cidade, mas perdeu por 1 a 0.
REFORMA E AMPLIAÇÃO:
Logo após o término do Campeonato Paulista de 1996, a diretoria do clube decidiu que o gramado da Vila Belmiro, amplamente criticado, passaria por uma ampla reforma.
Um moderno sistema de drenagem e irrigação controlado por computador foi instalado, o que proporcionou perfeitas condições de jogo com qualquer tempo. Hoje o gramado e o sistema de drenagem é melhor do que a maioria dos tradicionais estádios de São Paulo e do Brasil. E conta com as dimensões de 105,80X70,30m dentro do estabelecido pela FIFA.
A inauguração aconteceu no dia 27 de março de 1997, quando o Santos venceu o Internacional, em jogo válido pela Copa do Brasil.
Concomitantemente à reforma do gramado, foi construído o complemento do anel da arquibancada atrás do gol de fundo do estádio. Além de aumentar a capacidade em cerca de 4.000 torcedores, a obra possibilitou uma harmonia arquitetônica ao estádio.
NOVA ILUMINAÇÃO:
No dia 27 de janeiro de 1999, o Santos deu mais um passo para oferecer um estádio mais moderno aos seus torcedores. Neste dia, momentos antes de um clássico contra o Palmeiras, foi inaugurado o novo sistema de iluminação, tornando o estádio uma das praças de esportes mais bem iluminadas do Brasil.
Com a obra, o estádio passou a oferecer um nível médio de iluminação de 1.200 lux, acima da recomendação mínima da FIFA de 1.000 lux.
MEMORIAL DAS CONQUISTAS:
No dia 17 de novembro de 2003, dias depois do aniversário de 40 anos da conquista Mundial de 1963 do Santos, foi inaugurado no estádio o Memorial das Conquistas. Além de contar toda história do clube, o museu abriga todos os títulos conquistados pelo peixe. Lá, estão guardados vários troféus conquistados pelo Santos, incluindo os dois Mundiais de 1962 e 1963, as Libertadores dos mesmos anos e os Brasileiros de 1961, 1962, 1963, 1964, 1965, 1968, 2002 e 2004. A visita ao museu inclui, também, os vestiários dos jogadores e a entrada no campo.
engraçado que eu entro em outros blogs e vi um cobrando a galera
“pq nao fazemos nossa parte?” “vamos lotar a vila!” e mimimimi
em que mundo vive um cara desses, o time com o poderoso bill, brigando pela parte do meio da tabela, centenario largado as tracas e ainda ta fazendo moralismo…
admiro muito quem se da o trabalho de enfrentar flanelinhas malucos, torrar dinheiro com conducao, entradas, comida, soh pra presenciar o circo de solerdo…
eh mto facil afirmar que a torcida nao faz a parte dela, quando a diretoria ta fazendo esse brilhante trabalho pela busca da sul-americana….
durante a libertadores nao pudemos nem levar faixa e oapel higienico pra fazer festa no estadio, fora que mesmo pra quem era socio nao havia garantia de conseguir ingresso
isso pq akela epoca ainda tinha um time que o povo botava fe, imaginando que tinhamos chances de levar o tetra do continente
Pra aquele que comentou aqui ontem que o Murici era coerente em se sai um centroavante colocar outro, no caso sai André entra Bill, para sua alegria Bill é confirmado mais uma vez como centroavante, mais uma vez a camisa nove do SFC vai ser emporcalhada, a 10 nem falo mais, porque deviam tirar a coroa e colocar um túmulo no lugar, enterraram a 10 do Santos quando deram pra ilustres perebas. e dois me chamam muito atenção o tal Robinho que já rodou o sul do Brasil na maioria dos times na reserva, e o tal de Jerson Magrão que tá mais pra corcunda de notre dame do que pra jogador de futebol.
Bom vamos a prática, é bla bla bla, mas a VB é ultrapassado e qualquer coisa ao contrário seria retrógrado, tem que pensar grande, de pequeno chega essas diretorias que administram o SFC. Mas fiquem tranqüilos a acanhada VB continuará sendo nossa casa por muitos e muitos anos, quem não dá conta nem de manter e formar um bom time nunca conseguira nos dar uma moderna arena, quem não consegue resolver conflitos entre seus craques formados em casa, vide Ganso e agora Adriano, aliás marcaram mais uma reunião e recuaram no que tinham decidido, pelo andar da carruagem é mais um a bater asas da VB, não acho o supra sumo de volante, mas é um cara que não complica e seria um bom reserva pra quem pensa em formar elenco e uma bagatela com 300.000 tira o empresário da jogada, e mais essa turminha já deu o que tinha pra dar, ou ja mostrou ao que vieram. Sem esperanças, nem de bom time nem de Arena.
Paulo parabéns! A Vila faz parte de nossa história e jamais será esquecida, ela é sinonimo de poder e de time reconheido como o melhor do mundo. Ao contrário de alguns, penso que a Vila mete medo e deixa o trio de lata da capital torcendo para que acabem com ela. Ok novo estádio: é de se pensar más abandonar a Vila jamais.
Parabéns pelo post!
Basta olhar a foto do estádio para ver que não tem como ampliar a Vila, a não ser que haja muitas desapropriações em volta o que tornaria muito caro o projeto, além das questões judiciais que surgiriam, como valor das desapropriações, embargos, impacto ambiental, vazão em caso de catástrofes, etc..
Tricolinos, palmeiristas e corinthianenses vão vomitar em nossas orelhas que têm estádios modernos e amplos. A torcida está crescendo e segundo as últimas pesquisas é uma das que mais cresce.Eu que sou professor vejo na sala de aula este crescimento. Há três anos, em sala de 35 alunos no máximo um era santista. Hoje vejo 5 a 6 por sala.Vocês já sabem qual é o motivo.
Qual é a solução mais viável? (Paulo Alves :sugestão para um novo post e cada um colocar sua opinião).
Eu acho que o SFC, deveria não se desesperar por que os rivais estão construindo estádios. em se tratando de Brasil, acredito que esses estádios ditos modernos podem se tornar grandes elefantes brancos, como aconteceu com o estádio do Botafogo. O SFC pode esperar, ver o que acontece, afinal quem ri por último ri melhor. Não acho que ter um estádio modrno seja sinal de grandes conquistas, basta olhar pro Atlético Paranaense. O que vale são os títulos, bons times, revelação de craques. Vai ser uma maravilha ver o glorioso SFC ganhar do trio de lata em seus estádios “modernos”… Acho que investir dinheiro na BASE é que realmente importa para um clube de futebol, o resto é confete.
A Vila tem sua pŕopria alma, só não caímos até hoje por causa dela. Pode estar lotada ou vazia, os adversários a temem por si mesma, o caldeirão, o palco dos gênios da bola. Espero que continue assim… Que não desistam nunca desse palco… Desistir da Vila Belmiro é o mesmo que apagar metade da história do Santos Futebol Clube.
Legal esta reportagem. Pena que hoje a Vila esta longe de ser aquele Alçapão que conheciamos !
Nossa; quanta história a famosa Vila tem para contar. Jogos memoraveis e inesquecíveis, titulos, craques, e um Rei. Neste gramado desfilaram os melhores jogadores deste pais, e só quem conhece a Vila de perto, sabe a energia contaminante que recebemos quando adentramos ao estádio. Salve Santos, salve Vila famosa !
Parabéns Vila Belmiro famosa e querida. Em você desfilou o maior tieme de futebol de todos os tempos, e desfilou o único e verdadeiro Rei do Futebol. Tú és pequeno em tamanho, mas sua grandeza em história é incomparavel. Parabéns…..
Está certo que hoje é um Estádio acanhado e pequeno diante a grandeza do Santos Futebol Clube, mas continua sendo o nosso templo sagrado onde desfilaram e continuam desfilandos os melhores jogadores de todos os tempo. Claro que merecemos um Estádio moderno e não é de hoje, mas somente quem já pisou neste gramado eé que consegue sentir a energia de um campo com a mística do Rei pelé ! Parabéns Vila querida de tantas lágrimas e glórias !
templo sagrado do futebol-arte, muitos no país detestam que nesse campo aconchegante da baixada tenha sido berço do maior de todos os tempos
Verdade; concordo plenamente ! Abs….