O Santos FC foi fundado no dia 14 de abril de 1912, por iniciativa de três esportistas da Cidade (Raymundo Marques, Mário Ferraz de Campos e Argemiro de Souza Júnior) que convocaram uma assembléia na sede do Clube Concórdia (localizado na Rua do Rosário- Atual Avenida João Pessoa), para a criação de um time de futebol. Mal sabia eles que ali estava se dando o pontapé inicial, para aquele que seria conhecido como o melhor e mais famoso time do mundo.
Em 1955, o Santos veio a ter o seu primeiro grande time, com Manga, Hélvio e Feijó; Ramiro, Formiga e Urubatão; Tite, Negri, Álvaro, Del Vecchio e Pepe. Com este time o Santos venceu o campeonato paulista depois de 20 anos sem títulos, ganhando do Taubaté.
No ano seguinte, chegaria à Vila Belmiro, trazido pelas mãos de Valdemar de Brito, o menino Pelé, de 15 anos, que deu de novo impulso à história do Santos, levando-o a conquistas que enalteceram o futebol brasileiro no planeta. O Santos de Pelé fez seu nome no exterior. Praticamente deu a volta ao mundo, encantando torcedores com o futebol mágico de seus craques. Formou um ataque memorável: Dorval, Mengávio, Coutinho, Pelé e Pepe. Nesse período, o Santos foi Bicampeão Mundial Interclubes (1962/1963), Bicampeão da Taça Libertadores da América (1962/1963), entre outras glórias.Após a Era Pelé, o Santos Futebol Clube continuou seu caminho de glórias.
Em 1978 formou um time campeão. Os Meninos da Vila, ou Futebol Discoteca para outros, apelido dado pela juventude dos atletas da equipe, conquistaram o Campeonato Paulista de 1978. Destacaram-se na época Juari, Pita, Ailton Lira entre outros.Após isso o time continuou conquistando títulos, como o Paulista de 1984 e a Taça Conmebol de 1998.
Mas, em 2002, ano em que o clube completou 90 anos, o Santos conquistou, pela sétima vez, o principal torneio nacional (o Campeonato Brasileiro). O time que conseguiu a conquista foi, basicamente, formado dentro da Vila Belmiro. Os Meninos da Vila viraram febre no Brasil inteiro e a dupla Diego e Robinho se tornou símbolo de um futebol vistoso e alegre. No ano seguinte, com a base mantida, o Peixe chegou aos vice-campeonatos da Libertadores da América e do Campeonato Brasileiro.
Em 2004, o Peixe conquistou dois títulos importantes, um com sua equipe principal outro com seu time B criado neste ano. O time B, dirigido por Márcio Fernandes, foi campeão da Copa Federação Paulista de Futebol e garantiu vaga ao clube na Copa do Brasil. Já o time principal conquistou novamente o Campeonato Brasileiro, sob a direção técnica de Vanderlei Luxemburgo e com Robinho, Elano, Léo em campo.
Não bastasse isto veio 2010, um ano especial que voltaria a mostrar para o Brasil e para o mundo, os novos talentos saídos mais uma vêz das divisões de base do Santos, ou trazidos para suas bases para se tornarem os ídolos de agora. Se destacaram Neymar e Paulo Henrique (trazido por Geovanni) em um time que tinha Wesley, André, e Robinho.
Hoje nosso time vive uma espécie de carência no quesíto inovações, pois ao contrario de anos anteriores, nossos dirigentes preferiram apostar suas fichas em promessas mal sucedidas, com jogadores que já haviam desperdiçado suas oportunidades em outros clubes, deixando claro que este talvez seja o pior caminho para manter um time disputando títulos e conquistando glórias, time este que se tornou conhecido por ser o maior revelador de talentos do futebol brasileiro.
27 comentários sobre “Os meninos da Vila !”
Os comentários estão desativados.
Ai, ai… quer dizer que vamos de Bill como titular ! O Muriçoca vai teimar até quando. Será que não valeria a pena arriscar sair com Victor Andrade e Miralles ? É esperar para vêr !
Jorge Henrique, vc está correto em seus comentários, Eu penso do mesmo jeito.Quanto ao rachão, não terá problema no jogo contra o vascu , pois o Santos jogou no meio de semana. (O próprio jogo treina forçadamente a parte física e um pouco de entrosamento). O problema maior é quando não tem jogo no meio de semana.
do comer xuxu foi uma boa analogia, fui santista com enao, com pitbull, com mt, sendo com o laor… o amor ao clube eh incondicional, mas deve doer ate o ovo esquerdo do rei pele ao ver um magrao da vida usando a 10… como ja dizia o mt eh o torcedor que ta mal acostumado, sempre tendo os melhores jogadores do planeta, sempre esperando ser protagonista e nao coadjuvante nos campeonatos que disputa, que qdo querem empurrar caneleiro guela abaixo do torcedor eh 1 entre 1000 que conseguem tolerar… o tema do centenario era MENINOS PARA SEMPRE, qdo jogadores foram lançados? o VA soh ganhou oportunidade pq o muricy nao tinha mais caneleiros no banco pra por no lugar…
Santista que e santista mesmo, gosta de futebol bem jogado, caneleiro e estragador de campo com carrinhos quem adora e a turma da marginal, torcer hoje para o Santos e o mesmo que comer xuxu, a gente come mas não sabe definir o gosto, agora, quem gosta de tendencia politica vibra ate com gol do Bill e finge que esta tudo bem, e não sabe da onde surgiu a figura, torcedor tem que ter moral, opinião própria, brigar quando e enganado e seu time foge as características, quando os verdadeiros jogadores santistas não estão jogando e estão os jogadores de esquema de empresários, este não e o Santos. Este e o Santos de poucos. O Santos pode mais.
Vamos ganhar de novo amanhã. Se este não é o time dos sonhos é ao menos o time do SANTOS FC, onde, como e com quais atletas entrar em campo. Santista é santista acima de qualquer tendencia política. Vamos ganhar do Vasco e vamos ganhar do Atletico quarta feira, é esse o sentimento dos santistas
Alem de não treinar o time o gênio vai de quatro volantes e Bill no ataque, só por milagre pra sair gol.
Porque o Santos não gasta isso se ainda tem essa grana do Ganso em 5 ou 6 contratações boas tipo Aloisio do Figueira, Lucca e outras revelações do Brasileiro, e para de querer dar um cala boca na torcida com o Robinho, mas os Gênios vão esperar perder todas as boas contratações e dai vão dar uma grana preta pelo Robinho mais o FA. E o SAntos vai continuar com esse timinho em campo, e Robinho e Neymar vao pra seleção e ficamos na mesma. 2013 vai ser negro se continuar assim, o drama do Palmeiras ontem deve servir de exemplo pro SFC, técnico milionário sem time pra escalar e uma cambada de figurinhas carimbadas sem identificação com o clube.
So pra constar começou mais uma novela, agora com o Adriano, e sabem o que o Santos fez como preparação para o jogo contra o Vasco. isso mesmo, o famoso rachão e finalizações a gol. Pasmem isso e que uma comissão técnica faz e custa ao SFC um milhão e trezentos mil reais mensais.
O que falta no Santos e um homem pra mandar. Tem que chegar no Murici e perguntar, amigo ta contente, o salario esta em dia, a comida do CT e boa, estas tendo um bom tratamento, e o Murici diz sim. Ai o Presidente diz, amigo aqui e Santos, nada de lavar roupa suja pela imprensa, treino duas vezes por dia pra corrigir alguns problemas de fabrica, melhorar o preparo físico, treinos táticos, cobranças de faltas, triangulações, enfim treinar um time como um treinador tem que fazer, e mais um recadinho Murici Bill, Magrao, e outras coisinhas das quais você e fã, nem no banco daqui pra frente, usa os mlks da base que são melhores, mais baratos e e só ter paciência e boa vontade que vão render mais que isso que você esta usando. Mas quando isso vai acontecer nunca, porque não temos diretoria, e se acontecer o Murici vai dizer, mas meu presidente vamos deixar assim como esta porque senão vou ser obrigado a ir pra imprensa que não queira por exemplo o Bill e foi você meu presidente e você sabe os motivos que trouxe o rapaz pra VB. Melhor deixar assim porque em mim a imprensa acredita e quer queiram ou não sou o melhor do Brasil ou o mais vencedor. E o Santos continua rumo ao precipício.
Parabéns Paulo por nos trazer um pouco mais de nossa brilhante história. Neste mês de outubro também já foi lembrado aqui os 50 anos do nosso primeiro mundial, más em seu texto poderia ter trazido algo sobre a inauguração da Vila também neste mes de outubro ( 12/10/16 ), será que o dia da criança foi criado no Brasil nesta data para homenagear nossos eternos meninos?
Obrigado dairvallota, pelo apoio ! Quanto à Vila Belmiro, foi bem lembrado. Vamos vêr o que podemos fazer ! Abraços……PA
Jogadores da base tem que ter prioridade total, pois é lá que encontramos nossos tesouros. Concorco com o jorgehenrique, o Santos é como o Fenix, renascendo sempre com novos craques.
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2012/10/neymar-e-para-podem-pegar-ate-12-jogos-de-gancho-por-agressoes.html
Pensa numa sacanagem.
Isto seria a maior sacanagem que poderia acontecer. Quer dizer que o Neymar apanha o jogo todo, e ainda pode acabar sendo mais punido do que já foi. Para fazer média e dizer que são serios, é capaz do tribunal dar umas 4 partidas de gancho no Neymar, e considerando o jogo suspenso, mais as partidas da seleção, acaba ficando elas por elas. O futebol b rasileiro está podre, e já faz tempo !
O SAntos e como a Fênix, novamente a hora e de recomeçar, tanto coisa perdida nesses 2 últimos anos, desse time, desse time pouco se aproveita tem que comprar dois laterais, um bom zagueiro, um 10, Robinho e mais um bom atacante. E ainda aproveitar a safra de mlks da base que e boa. Esqueci, vende, empresta ou faz doação, de João Pedro, Magrao, Bill, e mais alguns. Pra se formar um bom elenco tem que ter um bom time mais os mlks da base, e não com o Santos tem hoje um péssimo time e os mlks da base.
Temos que apostar na base, e acredito em bons nomes que podem começar a ser aproveitados a partir do ano que vem. No juvenil nos temos bons nomes, e para mim tanto o Emerson Oalmieri (lateral) e o Givanildo (atacante) podem ter futuro, e no Juniors temos o Gabriel, ou Gabigol que na verdade é meia e já tem um belíssimo contrato com o Santos. Se estes garôtos começam a despontar agora, seria normal imaginar uma equipe voltada a trabalhar melhos estes talentos, para quando subirem, chegar já com todos os fundamentos treinados. Vamos ver como fica.
Também acredito muito no Gabigol, e no Givanildo. Acho que estes dois garôtos vão dar o que falar.
É certo que o Santos realmente é o maior formador de talentos que já houve no Brasil. É certo também que foi o melhor time de todos os tempos, talvez com o Real Madrid junto, mas o que realmente falta no Santos é uma administração prfissional, e não é de hoje. Desde os anos 60 o Santos sofre com administrações confusas para não dizer outra coisa, basta vêr que com os times que o Santos já formou, eramos para ser a maior torcida do Brasil, e o clube mais bem sucedido também. Mas eu me lembro desde pequeno com aquelas histórias de malas que sumiam cheias de dinheiro, perda do Clube Balneario, e outras coisas parecidas, e até hoje nosso time carece de profissionalismo, Aja talento para manter esta agremiação funcionando !
Oi Jorge Henrique
Na boa, você é uma das pessoas mais espontâneas e diretas que eu já conheci! rsrsrs
Sobre a sua pergunta sobre o Bill:
Quando lembro do LAOR no Cartão Verde tentando explicar a contratação do Bill, começo a rir.
Assiste esse Vídeo à partir dos 16:00 minutos (tem 38:36):
Aos 16:59 a expressão do LAOR é impagável. O rosto Se transformou em milésimos de segundos, as sobrancelhas arquearam, inspirou rápido, olhou fixo e respondeu o telespectador e o Vitor Birner assim: “- …claro… O Muricy pediu…”.
Aos 17:20 o LAOR fala isso “- …o Bill acha, imagino eu, que seja a oportunidade de ele finalmente justificar a presença dele no futebol…” ( S E N S A C I O N A L ! ).
Aos 17:58 o apresentador Vladir Lemos (Santista) fala rindo bastante assim: “- …eu fico imaginando Luis Álvaro o pessoal se revirando no sofá agora, porque tudo bem, a gente fala de Bill e você cita o Barcelona, acaba sendo uma coisa… com todo respeito aqui ao Bill…”.
E o LAOR com expressão constrangida completa assim: “- …Billcelona então…”.
Presta atenção em algumas frases do LAOR tentando justificar o injustificável.
Desde agora chamo de LAOR NOSTRADAMUS. rsrsrs
O Bill merece uma defesa de tese! (quem aceita a tarefa?)
Uma tese: (literalmente ‘posição’, do grego θέσις) é uma proposição intelectual. Hoje é principalmente o trabalho acadêmico que apresenta o resultado de investigação complexa e aprofundada sobre tema mais ou menos amplo, com abordagem teórica definida. “É um texto que se caracteriza pela defesa de uma idéia, de um ponto de vista. Ou então pelo questionamento acerca de um determinado assunto. O autor do texto dissertativo trabalha com argumentos, com fatos, com dados, que utiliza para reforçar ou justificar o desenvolvimento de suas idéias”.
Fonte: Wikipedia
Saudações Santistas!
A administração do Santos pode até estar decepcionando, principalmente por conta do péssimo planejamento feito para este ano, agora tenho que ser honesto e dizer uma coisa. Vejo e sinto o laor, uma pessôa com a melhor das intenções e de caráter inatacavel (até que se prove o contrario), até porque nós sabemos em que condições financeiras êle pegou o time. Ainda por címa uma pessôa de muita simpatia, pena que o time anda super antipático ultimamente.
Olha Ranieri
Eu gosto da pessoa do LAOR. Ele lembra aquele avô bonachão que tudo mundo tem ou já teve. E se nunca teve, não sabe o que está perdendo. Tem o perfil do contador de estórias e histórias do tempo do vovô viu a uva. Fala direto e reto. Gosta de festa, bom vinho e quitutes. Mulherengo e cheio de aventura. Bondoso se faz sol e bravo se chove.
E percebo que tem boas intenções e fez e faz coisas boas. Mas de intenção boa eu sou mais santo que São Francisco. Mas quando o Vô LAOR resolve fazer uma cagada, é uma daquelas cagadas centenárias! Tipo Bill! Ou Billcelona (versão LAOR).
Tirando a pompa e a verborragia, noves fora…
Saudações Santistas!
MENINOS DA VILA – MENINOS PARA SEMPRE
“A base é nossa fonte da juventude;
dela a água que rejuvenesce o corpo;
onde nos banhamos e lavamos a alma;
onde bebemos e saciamos a sede;
de gota em gota, de ano em ano;
o segredo dessa eterna magia;
desse atrevido jeito moleque de ser;
de no Santos nascer, viver e nunca morrer.”
Saudações Alvinegras!
Muito bom…Parabéns !
Valeu Ranieri
Me inspirei ni DEEPOO rsrsrsrs
Hey Paulo Alves, belo post!
Gastando na arte heim?
A 3º caricatura tá com a cara do Zé Eduardo! rsrsrs
E tem um ANÃOZINHO CARECA (pessoa com nanismo conforme cartilha do politicamente correto…ufa!) todo feliz! Quem é esse?
Show de bola & Cool!
Saudações Santistas!
O Santos é completamente indestrutível, nenhum dos vingadores é mais forte que o Santos, qualquer outro time já tinha se desintegrado com as ações do MT e do Laor, meu Deus a era moderna do SFC é negra, dois timaços nas mãos que caíram dos céus, os caras venderam tudo ficamos com perebas e a grana não aparece. O Laor tá na hora de botar pelo menos um tijolo no SFC, até agora nada de nada mesmo, só deixar o projeto do estádio não adianta, tem que deixar projeto, terreno pago e mais o início da obra, senão sérias dúvidas vão pairar na cabeça dos associados e torcedores, aliás que inveja datal arena do Grêmiom com certeza a mais bonita das em construção até agora, enquanto isso o SFC como bom peixe nada.
Concordo com você. O Santos já tinha que ter dado um jeito de construir um Estádio mais moderno e com maior capacidade, pois a querida Vila já esta p’ra lá de ultrapassada. Quanto aos meninos, parece que esta comissão técnica tem mêdo de lidar com os garôtos, pois é só perceber como o Muricy esta trabalhando com Victor Andrade e com o Leandrinho. Já basta a pressão que êle exerceu sobrê o Felipe Anderson. Mas é aquele tal negocio, jogadores de fora acabam trazendo algum beneficio, qual eu não sei, mas que alguem leva alguma vantagem, isto leva.
Boa retrospectiva e boa colocação. Apostar em figurinhas carimbadas acaba dando nisto. Nosso time perdeu a chance de dar continuidade a dois excelentes anos 2010/2011, pois ao invéz de manter a base que tinha e procurar se reforçar com jogadores que estavam se destacando nos campeonatos aqui no Brasil, os dirigentes ficaram esperando o Muricy fazer milagre, e o Muricy ficou esperando a diretoria se coçar. Com isto nos torcedores e que ficamos esperando titulos, e agora estamos chupando o dedo. Jogadores comprados atravéz de DVD dá nisto.