O ex-jogador da seleção brasileira José Ely de Miranda, Zito, morreu neste domingo (14), aos 82 anos de idade. A morte foi confirmada pela assessoria do Santos, que não revelou a causa da morte.
Em 2014, Zito ficou internado por 34 dias após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Desde aquele momento o ex-jogador recebia os cuidados em casa -Home Care- e necessitava de enfermeiros 24 horas por dia.
Bicampeão mundial em 62 e 63 pelo Santos, Zito também esteve presente na conquista do bicampeonato mundial com a seleção brasileira na Suécia, em 1958, e no Chile, em 1962.
Nascido em Roseira (SP), Zito, com 82 anos, atuou no clube da Baixada Santista entre 1952 e 1967, vestiu a camisa do alvinegro em 727 oportunidades, marcando 57 gols.
27 comentários sobre “O Santos está de luto ! Perdemos o eterno capitão !”
Os comentários estão desativados.
Caso Neymar, finalmente a luz começa a iluminar o caso, o SAntos FC perdeu no caminho negócio 30 milhões de Euros, lembro que Laor e seus auxiliares eram tidos como gênios da economia, também não entendi na época como os gênios que eram contrataram um empresa pagando uma fábula pra os auxiliar no negócio, e mesmo assim foram ludibriados com contratos falsos? Por isso estamos falidos 90 milhões nesse caso mais 40 no caso LD, em duas tacadas 130 milhões, Rapaz que coisa mais estranha.
… Jorge Henrique , espero muito que isso venha ter uma resolução.
Mas sinceramente eu tenho um medo que isso acabe sobrando para o Santos , do jeito que tem neguinho corrupto.
mas vamos aguardar …. agora que eu tenho uma desconfiança, isso eu tenho e nada me tira da cabeça que possa ter pessoas que se venderam barato nessa historia para efetuar essa cagada toda ….
espero estar enganado
Não desconfie, tenha certeza.
Dia triste para todos os santistas, apenas uma pergunta, Zito fêz 57 gols, hoje qual volante marcou tantos gols ? Tem uns aí que não marcaram meia duzia de gols e são citados como grandes volantes . E que sirva de exemplo para muitos mlks hoje que dão uma pedalada e se acham craque, pintam o cabelo de azul, raspa dos lados, colocam chuteiras coloridas, e depois o que vemos é muita marra para pouco resultado . Futebol hoje mais do que nunca tem que antes de jogador, tem que ser atleta, basta ver a média de KM que se corre por jogo, quem não se prepara fica para trás
A diferença caro marciano; é que no Futebol Arte, quem corre é a bola, e não o jogador. Hoje existe competição, e não Arte.
Concordo PA no futebol arte quem corre é a bola, nós somos contemporâneos e vimos o futebol com 04 atacantes, (ponta direita, ponta esquerda, centro avante e ponta de lança)e apenas 02 no meio campo, um volante e um armador, bons tempos aquele, mas a coisa começou a mudar na década de 70, quando tiraram um ponta para ser o terceiro homem de meio, depois tiraram outro atacante para ser o quarto homem, e cada vez mais o jogador foi obrigado a correr uma KM maior por partida. Infelizmente o futebol ficou feio de assistir, muita força, muita correria, muita falta tática para matar o contra ataque, mas todos os times, jogam assim, até o Barcelona, Bayern e outros grandes as seleções alemã, e outras tb. É triste mas é verdade hoje se o mlk for querer jogar apenas com talento não chega a lugar nenhum. Vejamos dois exemplos recentes no Santos : Geuvanio qdo começou a achar que era craque ficava passeando em campo e caiu de produção o mesmo geuvanio começou a correr e é um dos principais do time. Outro exemplo é o Gabriel que tá se achando craque, enquanto não cair a ficha que tem que correr vai ser sempre um possível raio, apesar que eu acho que ele tem potencial
Há como é difícil aceitar ….
Infelizmente um dia chegará para todos o dia de partir.
Tem algumas coisas que é muito difícil de se conformar, e outras de entender.
Ontem tivemos uma perda irreparável que jamais iremos achar outro para preencher essa lacuna que ficará eterna em nossas lembranças e ao patrimônio histórico do Santos FC.
Eu não obtive o privilégio de velo jogar, mas sempre soube de suas conquistas e de sua grandeza, não muito diferente dos demais, eu também me tornei santista através de meu pai e tios ao contarem com uma imensa alegria e com os brilhos nos olhos, as inúmeras histórias e conquista desse Grande Homem que se partiu ontem, tornando tudo apenas uma gigantesca lembrança e muitas saudades.
Fica aqui os meus sinceros pesamos a todos os familiares de ZITO.
Ele se partiu, mas ficou o legado de um grande jogador e um grande home também.
Descanse em Paz , obrigado pelo Legado que nos deixou ..
A sua magia e genialidade será eterna.
Muito bom Marcos Borba. Você resumiu muito bem o sentimento de todos nós santistas….grande abraço !
Esse Santos em que o Zito era capitão era tão fantástico, tão empolgante que eu me tornei Santista ainda muito pequeno pelas histórias contadas pelos meus tios, que iam ao Pacaembu e VB ver o Santos jogar, sempre achei que eram santistas fanáticos, mas descobri mais tarde que um era Palmeirense e outro Corintiano.
Pois é jorgehenrique0. Eu tive a felicidade de assistir jogos históricos da grande máquina santista. Cheguei em Santos em 1.961, com 6 anos de idade. Em 1.962 o time do Santos chegava à cidade de Santos, como Bi-Campeão Mundial, desfilando pela cidade sob o Caminhão do Corpo de Bombeiros. Quando passaram na Rua Dom Pedro II (de fronte ao Mont Serrat), eu estava lá no numero 67, na varanda do primeiro andar, e ví o belíssimo Trofeu que estava praticamente à min ha altura, segurada por Pelé, e Zito. Tão inesquecivel que mesmo hoje me lembro com detalhes. Eram 10 craques e 1 gênio, vestindo a camisa gloriosa de nosso time. Portanto hoje em dia dou rizadas quando vejo qualquer jogadorzinho, sendo chamado de gênio. Zito era o grande capitão, e maestro do time.
fui conferir a internet na pausa pro almoço e me deparo com a lamentavel noticia de que o grande zito foi pra junto de outros grandes craques santistas, que foram dar show pros deuses do futebol la em cima
mas mais lamentavel mesmo eh ver nos lugares onde fui ver a repercussao com a partida de nosso eterno campeao e a turma beira o ridiculo
ofensas, clubismo, bairrismo, rivalidade tosca… o brasileiro realmente nao merece ter os idolos que tem… nao sabe dar o minimo valor aos grandes nomes que a nossa terra eh capaz de produzir
nao pude ver o time do rei, mas desde os meus primeiros anos me tornei um apaixonado pela gloriosa historia santista
que o grande zito continue brilhando la cima !!
saudacoes santistas!
Lamentavel caro amigo Xipi. Infelizmente a educação das pessoas, passam longe da confraternização alheia. Falam e debocham, sem saber da missa a metade. Muitos não tem nem a ideia do que seja futebol arte, muito menos que Zito era um destes maestros. Mas é como você disse; agora êle está brilhando lá em cima…grande abraço.
Detalhe interessante, Zito vestiu a camisa do Santos 727 vezes, impossível imaginar isso hoje e no futuro. Isso durante 15 anos, nos dias atuais o Rogerio Ceni em 20 anos de São Paulo acho que não chega a isso, parece-me que é 617 partidas.
E detalhe jorgehenrique0: 727 jogos em altíssimo nivel ! Muitos torcedores não sabem, porque nem eram nascidos ainda, mas uma coisa é ser craque nos dias de hoje, em que 90 % dos jogadores são perebas, e outra coisa era ser craque numa época em que jogador não corria, mas quem corria era a bola, pois sobravam talentos em campo.
e eh bom lembrar que existe diferença entre craque e idolo
o grande zito foi os 2
O homem que dava duras até bo Pelé, tinha moral, talento, e percepção de um grande líder. Muitos de nós e torcida santista não sabe o que significa um verdadeiro ídolo. Hoje me deparo com a camisa mais vendida por um cabeça de bagre que da gritos e chutões que empolga a torcida carente de ídolos e o outro ídolo de barro loteando o passe e querendo ir pro Cruzeiro, se fosse na época do Zito seriam chutados da VB.
Antes que eu me esqueça: Que vergonha ! Z4
Sera que vai haver providencias no minimo com mais treinamento ou já estão de folga nesses 10 dias.
Providências ? Duvido; vão continuar na mesma batida ! Esperando o Robinho saber se vai ser campeão com a seleção ou n ão, para definir seu futuro, e enquanto isto nós nos segurando nas próprias calças. Esperando o Lucas Lima, que se acha craque diferenciado, e que nada mas é que um bom jogador. Nossa administração vai começar a partir de agora, a se aventurar com jogadores encalhados no mercado, para tentar num golpe de sorte, sair da situação em que se encontra, pois certamente com planejamento somente, eles não sabem por onde começar.
Mandou bem, encalhados no mercado, emprestaram Jubal e Lucas Crispim que no minimo poderiam compor o elenco, com certeza como vc disse, vão atrás de jogadores de empresários, a história se repete no SFC.
Zito ! Fazia na prática, o que suas palavras diziam. Aquele que como ninguém, comandava um time dentro de campo. Aquele que dava bronca até no Rei Pelé. Já fora de campo, sempre soube unir pessoas à sua volta, pois sempre tinha uma palavra a ser dita. Conhecia futebol como ninguém, e realmente viveu o Santos F.C. intensamente. Fique em paz grande capitão. Certamente você deixou um lacuna, que jamais será preenchida no Santos F.C.
Mais de 60 anos vivendo e lutando pelo Santos. Nasceu, viveu e no Santos morreu.
Exemplo de amor ao clube . Estes últimos presidentes e dirigentes incompetentes e mal intencionados deveriam se envergonhar do que vem fazendo com o glorioso. Moralmente são anões perto deste gigante que partiu.
Resumiu muito bem a trajetória do grande Zito caro amigo !
Lamentavel a noticia da morte do Zito. Era uma pesoa que ajudou demais dentro da Vila. Primeiro como jogador e depois como olheiro e caçador de talentos como Robinho e Neymar. Muito triste. O mais triste ainda é ver agora, o nosso time nas mãos de incompetentes, que não sabem se quer, montar um time para não passarmos vergonha !
Fiquei muito triste com esta noticia, e serviu para escurecer de vez o nosso domingo. Primeiro o Peixe no Z4, e depois a perda do Capitão…triste
Para nós santistas, que tivemos a oportunidade de conhecer o verdadeiro significado das palavras “Futebol Arte”, é impossivel não sentir que perdemos alguém que fez parte de nossas vidas.
Não só pelo excelente meio campista que foi, pelo excelente profissional que foi, pelo excelente funcionario que foi, mas pela excelente pessôa que foi, nós temos que render homenagens ao nosso eterno Capitão !
Descanse em paz Zito !
Concordo 100% PA !