O Santos perde um de seus maiores ícones do clube ! Morre Gylmar dos Santos Neves bi-campeão mundial de futebol !

O Santos perde um de seus maiores ícones do clube ! Morre Gylmar dos Santos Neves bi-campeão mundial de futebol !

SÃO PAULO – O goleiro bicampeão do mundo com a seleção brasileira nas Copas de 1958 e 1962, Gylmar dos Santos Neves, morreu na tarde deste domingo no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. O ex-jogador havia sofrido um enfarte na última segunda-feira e estava em estado grave. O quadro era irreversível, de acordo com familiares.
Gylmar havia completado 83 anos na quinta-feira e já sofria de problemas decorrentes de um AVC, que deixou 40% de seu corpo paralisado. O ex-goleiro nasceu em 22 de agosto de 1930, em Santos, e começou a carreira no Jabaquara. Gylmar jogou no Corinthians, entre 1951 e 1961, e fez 398 jogos pelo time do Parque São Jorge.

Depois, o goleiro defendeu o Santos, onde viveu sua melhor fase, conquistando o bi mundial com a equipe da Vila Belmiro ao lado de Pelé, Pepe e Coutinho. Pela seleção brasileira, Gylmar disputou 95 partidas oficiais, entre 1953 e 1969. Esteve em três Copas do Mundo (1958, 1962 e 1966). Com ele em campo, em Copas, o Brasil só perdeu uma partida em 14 disputadas – a última, contra a Hungria, no Mundial da Inglaterra em 66.

Gylmar também foi campeão paulista de 1951, 1952 (Corinthians), 1962, 1964, 1965, 1967 e 1968 (Santos), do Rio-SP de 1954 (Corinthians), 1963, 1964 e 1966 (Santos), além de festejar as conquistas santistas do Torneio Roberto Gomes Pedrosa (1968) e da Taça Brasil (1961, 1962, 1963, 1964 e 1965).

13 comentários sobre “O Santos perde um de seus maiores ícones do clube ! Morre Gylmar dos Santos Neves bi-campeão mundial de futebol !

    1. dairvallota

      Bela pergunta : Será verdade? O que se houve hoje é que o Claudinei pensa em escala-lo para a partida de amanhã contra o Gremio, com a alegação que WJosé poderia “segurar” a zaga deles lá atrás.

  1. kkkkk Dracena fazer falta, engraçado é que joga Durval e GH a defesa se sai bem, jogam GH e Dracena a defesa se sai bem. Jogam os dois terrores juntos e bola na área, por baixo de tuo que é jeito, se botar então um jogador rápido em cima então toda hora estão na cara do gol. Repito GH joga pelos dois. E quem não gosta dos mlks começou a querer fazer média, todos os mlks da copinha menos o LD /douglas jogam com um é nas costas nesses time e ninguém vai sentir falta, nem do Montillo ninguém vai lembrar, é só ter coragem.

  2. dairvallota

    Futebol do Gustavo Henrique é indiscutível…. Gabriel é nossa jóia ( por favr não vá queima-lo ), Giva muito bom, Alisson tem lugar no time, demais garotos faltam muito pra serem titulares no Santos. Dracena no momento precisa continuar sendo titular, espero que não faça muita falta contra o gremio.

  3. Time com 4 volantes, e sai um entra outro até minha avó é craque, quero ver a dupla do terror de volta pra ver que vai acontecer, GH quando joga arrebenta, cobre os furos de Dracena ora de Durval quando um ou outro estão fora, da pra ver que os veteranos não jogam merda nenhuma quando os dois jogam juntos.

  4. marciano

    sobre o jogo da rodada

    defesa é a segunda menos vazada e completou 03 jogos sem ser vazada não adianta vir com desculpa que o time está cheio de vpolantes porque o único volante marcador que está jogando é o Alisson e o único no elenco que faz a mesma função é o René Jr que nem está jogando os demais são segundo volantes

    O site lancenet fez a enquete pra eleger a dupla de ataque preferida dos torcedores e os eleitos foram Tiago Ribeiro e Gabigol. mesclando um experiente e um jovem. Pelo jeito arrumamos o ataque pois os dois vão dar o que falar

    Tiago Ribeiro evoluiu muito, é o tipico jogador de esquema,que todo treinador gosta, ás vezes não aparece para a torcida, não sai driblando fazendo fila e jogadas de efeito, mas ajuda a defesa, fecha o meio, e no ataque sabe o que faz

    Gabigol eu já tinha postado duarnte o paulista que esse seria o próximo raio e acho que não me enganei

    Apesar do Montillo voltar ao velho futebol do cruzeiro, e o Alisson estar marcando muito (vai ser dificil o rene jr ganhar posição) a armação está deficiente, Leandrinho até agora não se firmou, Marcos assunção já teve chance não dá. Quem sabe citadini, ou Renato, ou Arouca de contrato novo volte a jogar bem retornando o cicero para a armação. Com o tempo o Claudiola vai acertando o time

    Na minha opinião pintou o campeão Dá-lhe cachaça alienigena quero dizer Da-lhe Santos

    1. dairvallota

      Marciano, o que você tem achado do futebol do Dracena? Nenhuma novidade não é mesmo? Simplesmente o capitão é um dos 03 melhores jogadores brasileiros que estão nessa função dentro do futebol brasileiro, concorda?

      1. marciano

        Concordo, Dair, se fosse possível trazer Dante ou Tiago Silva seria ótimo mas jogando no Brasil, dentro de nossa realidade não vejo quase nínguem no mesmo nível do nosso capitão. Está jogando muito e o torcedor que frequenta os estádios reconhece a boa fase,

  5. dairvallota

    Foi o primeiro jogo que vi no estádio o Thiago Ribeiro e o Mena jogarem, jogaram muito bem mostram que serão muito útil ao SFC. No geral o time foi bem, Gabriel todos santistas já sabemos que é a nova Jóia do Peixe, Dracena está jogando muito e de novo teve seu nome gritado e incentivado pela boa partida, Montillo está jogando muito e mantendo, o que é melhor, más ainda temos uma deficiencia no meio, pois Leandrinho na minha opinião não está sendo nem sombra do que era na base, ele pode mais, más não está com garra, falta talvez vontade de vencer, sacrifica demais o Alisson e o Cícero que além de taticamente perfeito ainda desce e faz gols.

  6. mestreresende2013

    Um dos maiores ícones mesmo, basta ver a lista de títulos. Meu pai costumava repetir que nunca haveria um goleiro como Gylmar. Quando o Santos levava gol bobo ele repetia: “Se fosse o Gylmar a bola não passava”. Nos anos 90 eu o conheci pessoalmente no Clube Sírio onde ele costumava bater uma bola. Muito alegre e simpático.
    Obrigado Gylmar!

Os comentários estão desativados.