José Macia o “Pepe”, foi o segundo maior artilheiro da história do Santos F.C., e era conhecido como o “Canhão da Vila”. Pepe tem um currículo invejável. Foram nove títulos paulistas (1955/56/58/60/61/62/64/65 e 67), cinco Taças Brasil (1961/62/63/64 e 65), quatro torneios Rio – São Paulo, duas Libertadores da América (1962 – contra o Peñarol – e 1963 – contra o Boca Juniors) e dois Mundiais Interclubes (em 1962 – contra o Benfica – e 1963 – contra o Milan). Todos com a camisa do Santos FC. Ainda sobre Pepe, mas em sua passagem pelo futebol de várzea de Santos-SP, veja texto-relato de Carlos Pietro, o Gigi, historiador e dono de site sobre a memória do futebol santista amador. “Para mim, além de prazeroso, é uma grande honra falar sobre o meu amigo Pepe, já que é meu ídolo desde pequeno. Lembro-me muito bem quando o defendia até debaixo d’água, de seus críticos que diziam que ele era pipoqueiro. E eu sempre retrucava: “Mas, como? Se ele faz trocentos gols e ainda serve a todos…”. Tivemos que engolir a seco a rivalidade com Zagalo, devido àquela altura (reputo como um ato de covardia) ter surgido a figura do treinador retranqueiro. Portanto, a preocupação de não perder a partida, em hipótese alguma, já fustigava os treinadores. Foi a partir daí que morreu o esquema tático 4-2-4 e, conseqüentemente, com a figura do melhor ponta que o Brasil já teve. Mas, vou me reportar sobre sua vida quando amador pelos campos vicentinos, já que o meu amigo Milton Neves já reproduziu sua vida como profissional. Seu pai, mais conhecido por Espanhol, era contra sua carreira de jogador de futebol, já que naquela época a profissão era considerada como reduto de malandros. Mesmo assim, Pepe não desistiu e conseguiu provar que tinha habilidade (e muita) com a bola. Iniciou jogando no infantil do Mota Lima F.C., na cidade de São Vicente. Depois se transferiu para o juvenil do Comercial F.C., e posteriormente para o Clube Recreativo Continental, onde encerrou sua fase amadora.
Pepe me contou um fato curioso: que o time do Continental surgiu da fusão do Comercial e do Vila Melo, que viviam se engalfinhando pelo campos. Como a situação financeira dos clubes era muito crítica, aproveitaram o uniforme vermelho e branco do Comercial, que tinha apenas a letra “C” gravada, e fundaram o Clube Recreativo Continental. Independente disso, O C.R. Continental fez uma história bonita no futebol vicentino, sendo campeão por diversas vezes, além de contar com feitos brilhantes em algumas disputas. Certa vez, conta Pepe, jogava uma partida no amador do Santos F.C., na Vila Belmiro, e assim que terminou o jogo pegou o bonde 17 até o terminal no centro da cidade, e baldeou num ônibus para São Vicente para jogar pelo Continental. Como era diferenciado por seu potencial, Pepe jogava com a camisa 9 e quase sempre resolvia as partidas. Para ter uma idéia, certa vez, jogavam contra o Santa Maria e perdiam pelo placar de 3×0, quando ele chegou e entrou para marcar três gols e empatar a partida. Em outra oportunidade, jogando amistosamente contra o Alemoa, que havia sido o campeão varzeano daquele ano, venceram por 6×1 fazendo nada menos do que quatro gols. Mas, o maior feito, segundo Pepe, foi no campo do Bonsucesso quando derrotaram a seleção de São Vicente pelo placar de 6×2.
Fonte Milton Neves
Oi Simplebyrd
Na boa… você tá causando legal! rsrsrs
Mas vou inverter essa teoria com outra mais plausível. Tinha tantos negros no esquadrão peixeiro daquela época, que muitos gols do Negão ficaram na conta do Dorval, do Mengálvio, do Coutinho… arrisco que o Rei tem uns 2000… rsrsrs e abraço.
Saudações Santistas!
Assunto interessante hoje que toma conta de alguns blogs, se vão construir a tal moderna Arena, porque se colocam camarotes e cadeiras da VB a venda no site oficial do SFC. É o chamado me engana que eu gosto, e também não entendo um clube igual o Santos não se reforçar, o Grêmio em plena libertadores se classificou e esta correndo atrás de reforços, no Santos não pode rachar a panela.
falando em politica seria bom que a dupla dinamica explicasse do pq os extremamente competentes diretores nao conseguiram fechar um patrocinio master ja ta qse acabando o paulista…
valor de patrocinio eh proporcional ao tempo de exposicao, qto mais o tempo passa menor o valor a ser negociado…
realmente tem que ser alguma obra do acaso pros competentes nao conseguirem fechar a camisa…
E Dair a aposta esta de pé, vc tem o meu voto, apesar de você ter pinta pra ser um péssimo presidente, mas acho que um pouco melhor que Besteira e o Lorota vc vai ser, agora pro ET apesar de ser gente boa eu não voto, não tem cara nem forma.
Concordo com o Antonio Cesar, finalmente apareceu alguém pra ajudar o Santos. APOIO AMPLO, GERAL E IRRESTRITO AO PAPAI NEYMAR. Chega de enrolação, a hora é de montar um time decente.
O pai do Neymar tem razão.
Seu filho deve jogar num time decente, disputar brasileirão de igual pra igual com outros, disputar libetradres todo ano , sem ter que carregar Jerson Magrões da vida e muricibool nas costas durante todo esse tempo. Acabou, ou monta um time a sua altura ou o garoto vaza. O Neymar é santista e ama o Santos , mas no seu lugar eu tbém sairia.
Diz a lenda que Pepe tinha um chute tão forte, mas tão forte que certa vez em um amistoso em Portugal o Santos perdia de 1 a 0 e o árbitro deu penalty em Pelé aos 45 do 2º tempo. Pepe bateu o penalty e deu uma cacetada que a bola estourou – a câmara entrou num canto e o couro da pelota no outro e o árbitro deu 2 a 1 pro Santos…
IDI vc = sem moral/sem credito ( pelas várias mentiras que já escreveu aqui ) dá pra vc entender isso? SEM CRÉDITO/SEM MORAL = IDI
Eu não consigo nada, quem consegue é sempre o Santos e sua torcida, a hora do expurgo vai chegar. Agora o papai Neymar vai ajudar muito o Santos, ou monta time ou Neymar vai embora, faca no pescoço, hora de parar de bla bla bla e trabalhar, com Cícero, Dracena, Durval, Léo, André, não vai dar. Imagina o papo em casa da família do Neymar, entende-se o porque do desanimo do Mito. Ou monta time ou Neymar vaza.
O canhão da Vila; O homem que já fez uma bola estourar, ao bater no poste superior….incrivel !
Quanto ao assunto presidentes x Neymar, penso que foi um grande mérito segurar o Neymar, e na época que foi feito a renovação todos sabiam desta possibilidade de êle sair de graça, mas ninguém experniou até porque teriamos dois anos pela frente com Neymar. Se o Santos tivesse conseguido outra Libertadores e disputado o MUndial novamente, a saída do Neymay mesmo que de graça, deixaria muitos dividendos ao Clube. O problema foi que não ganhamos mais nada de importante.
calma ranierivilanova, pq por essa ponte ainda vai passa muita agua, essa questão do neymar x santos está longe de ser resolvida, mas a ” mãe diná ” aqui do site sabe tudo que vai acontecer, principalmente aquilo que é ruim para o santos. A estorinha do zito (foi bem distorcida) já passou agora vem essa do neymar depois vem outra, esquenta não que isso é assim mesmo
PEPE é super importante, para o SFC, mas no momento todos os blogs estão esgotando o assunto do passa mlk ensaiado pelo Papai Neymar ao SFC, acho o assunto do momento, lógico que isso não agrada a muitos, ainda mais ver essa diretoria amadora levar um calote histórico para o SFC, sera a pior diretoria que até hoje pisou na VB. Ficarão apenas alguns gatos pingados tipo Dair ao lado do Laor. Lógico que isso não importa né Dair.
Alguns gatos pingados ? acho que não, pois o cara é eleito, reeleito, eleito, reeleito, eleito………….
e está cada vez mais prestigiado,, É isso aí meu camarada vai tentando, quem sabe um dia vc consegue, aliás já faz tempo que vc tá nessa
concordo contigo, embora tivemos alegrias também com a antiga direção, pois comemoramos também titulos importantes. Más com certeza o maior legado sem dúvida dessa nossa diretoria atual é o Tri-Libertadores e principalmente, segurar o Neymar até hoje no SFC. Duvido que qualquer diretoria de qualquer clube brasileiro teria segurado o Mito. Não queria sair do tema, más esse IDI é muito sabonete…
Com certeza, todos nós estávamos esperando essa homengam ao Pepe… história sem manchas, tanto no lado social como profissional. Falar mais o que? É só ler o reconhecimento de todos nós santistas. pena que o IDI inssiste em trazer assuntos que nunca tem nada a ver com o tópico, más mesmo assim, isso nunca irá diminuir o valor de nosso grande ídolo Pepe.
tai o kra que pudia ser tecnico do peixe novamente, se ate o guardiola aprendeu com ele…
Pra bom entender meia palavra basta, não precisamos nos preocupar, Neymar vai cumprir o contrato, mas vai sair de graça. É mole. E o Santos segundo o Laor vai capitalizar com o aumento da torcida e contratos milionários. Pasmen.
Vou mandar a fonte senão o Dair surta. http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2013/04/18/pai-ve-fim-do-ciclo-de-neymar-no-brasil-em-2014-e-confessa-vantagem-terei-100.htm
Parece que os trapalhões vão tomar um golpe fulminante, Papai Neymar hj no lançamento da revista do Neymar, deixou claro, que não tem projeto (time), nada pra fazer pra se precipitar e fazer a tal renovação. kkk Vamos rir pra não chorar, sera a administração que mais prejuízos causou ao SFC, vai bater com louvor o MT. Impressionante a cara de pau, a desfaçatez disso que administra o Santos. VOU RESUMIR OU VENDE O NEYMAR OU TOMA UM CALOTE NO BOM SENTIDO FEDERAL. Isso que o Lorota fez isso pra aumentar torcida e bla bla bla bla.
Ainda fala que não esta preocupado com a renovação porque ano que vem terá 100% do passe para ele. Parabéns Laor. O maior craque depois do Pelé pode sair de graça.
Pepe é figura humana maravilhosa, bem humorado, sempre com uma boa história do grande Santos. Tenho foto com ele guardada aqui.Longa vida ao grande Pepe, o maior artilheiro da história do peixe!!
Lira, partilho contigo a admiração pelo pepe, o canhão da vila, falar do pepe do passado é ser repetitivo, lembro que assisti um jogo dos veteranos e o cara a cada cruzamento ou escanteio colocava a bola na cabeça do atacante, não errava um, quando chutava a gol era um deus nos acuda para o goleiro, a idade pode tirar o folego mas o jeito de bater na bola quem sabe sabe e não esquece nunca
Nosso clube poderia muito bem aproveitar o talento de ex-jogadores nossos como no caso do Pepe na formação dos meninos da base ,com certeza não poderiam transmitir o talento nato mais com certeza melhoraria e muito a técnica.
Canhão da vila, com bola e uniforme mais pesados, diga-se de passagem… sem falar dos gramados.
Oi Lira
Concordo! Fez 405 gols e é o segundo maior artilheiro do Peixe. Ou como ele mesmo diz, ó 1º já que o Rei não conta. Curioso que conheço o irmão de um famoso empresário do passado, que descia na rodoviária de Santos e seguia a pé com o Pepe até a Vila. Conta lindas histórias daquele tempo. Pensou uma linha ofensiva assim: Robinho, Pelé, Feitiço, Coutinho e Neymar? Um ataque negro vestido de branco e a bola de pé em pé, de pé em pé, até o gol. E só o Zito atrás para xingar, e mandar os moleques pararem de brincar e meter para dentro. Show.
Luvixx, tenho minhas dúvidas se o Pepe não seria o maior goleador do Santos incluindo Pelé… explico: o ataque do Santos eram 4 negros e um branquelo na ponta esquerda… o Santos fazia tanta excursão pelo mundo e os caras queriam de qualquer jeito gritar um gol do Pelé…então podia ser gol do dorval que o narrador gritava Pelé, gol do Coutinho e o narrador gritava Pelé… mas gol do Pepe não tinha jeito tinha que ser Gol do pepe, mesmo… então 405 gols do pepe é certeza… já os 1000 e trá-la-la do pelé não é tanta certeza assim… kkkkkkkk nossa, depois dessa eu vou ser expulso do Site… rs,rs,rs
dos jogadores daquele grande time é o que mais simpatizo jogava muito pra mim foi o melhor depois do rei.