Famoso meio-campista do inesquecível Santos, entre 1960 e 1968, Mengálvio Figueiró, o Mengálvio, mora em Santos (SP) onde está aposentado.
O ex-craque, companheiro de Pelé, Coutinho, Pepe, Dorval, Lima, Gylmar dos Santos Neves, Mauro Ramos de Oliveira e companhia, estaria rico se jogasse atualmente, mas Mengálvio vive sem luxos no litoral paulista.
Deixou o Santos em 1968 e chegou a trabalhar como supervisor de uma rede de cinemas, no litoral paulista.
Pai de três filhas e avô de dois netos, Mengálvio atualmente trabalha na cooperativa dos ex-atletas profissionais de São Paulo.
Nascido no dia 17 de dezembro de 1939, em Laguna (SC), Mengálvio começou a carreira de jogador na equipe do Aimoré, da cidade de São Leopoldo (RS), no final dos anos 50. Jogando pela modesta equipe, o meio-campista foi vice-campeão estadual.
Contratado pelo Santos, em 1960, ele formou uma das mais famosas linhas de ataque do futebol mundial: Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. Pelo Peixe, Mengálvio, que sabia atuar na meia e também como volante, conquistou vários títulos. Os principais foram: Libertadores de 1962 e 1963, Mundiais Interclubes 1962 e 1963, Paulistas de 1960, 1961, 1962, 1964, 1965 e 1967, Taças Brasil de 1961, 1962, 1963, 1964 e 1965, e Torneios Rio-São Paulo de 1963, 1964 e 1966.
por Rogério Micheletti
Livro consultado: “Guia de Craques” (Marcelo Duarte)
O problema é que não podemos falar muito dessa porcaria de seleção, porque o Santos também prima pela falta de critéiro, estão voltando assunção e Léo, dois titulares absolutos do entregador de camisas, quer dizer os mlks voltam aos poucos ao ostracismo.
Hoje para ser escalado no time é usado somente o critério nome,se o jogador tiver nome já é titular.
Nossa diretoria de futebol se realmente tivesse competencia estaria atrás de 2 laterais realmente bons de verdade e não esperando treinador acordar o time.
Aí você ta pedindo demais.
e o santos vai liberar jogador pra esse amistoso sem vergonha pra ajudar os marginais que mataram o garoto boliviano
desculpem a palavra mas PAU NO CU DESSA DIRETORIA DE MERDA, ajuda bandido, mas nem o cereja chegou a tanto
Vç está se esquecendo que o time do Santos está nas mãos de alguns jogadores que se acham acima do próprio time.O Neymar mesmo não tem o direito de falar que não abre mão da seleção brasileira pois que o descobriu para o futebol foi o Santos ,por mais que ele tenha feito para o clube o clube também fez para ele .
Concordo Xipi com tudo que vc escreveu.É absurdo: nossos dois principais jogadores estão sujeitos à uma contusão nesta invenção da CBF. Convocam o 4º reserva dos gambás assassinos e a nossa espinha dorsal nesta meleca de jogo.
Estava lendo que o Muricy tem elogiado Alan Santos, uffa ! Ainda bem, pois parece que pelo meno três ou quatro jovens da base vão se firmando por enquanto, Giva, Alan Santos, Emerson (porque Léo esta caindo pelas tabelas) e Jubal, porque querendo ou não, a cobrança encíma de Drascena
é muito grande e o Jubal pode virar sombra das boas… A semana que vem começa pra valer o ano para o Santos. Copa do Brasil é o caminho mais fácil para chegar à Libertadores, pois o Brasileirão não será nada fácil com este sistema de jogo que não existe no time do Santos.
A matéria do Lance diz tudo; Cícero foi a melhor contratação até agora, juntamente com Renê Junior ! Chupa Bambis !
Cícero ofusca Montillo e participa de mais de um terço dos gols do Santos.
Meia começa a temporada em grande fase, com seis gols e três assistências. Jogador, que marca a cada quatro chutes, evita o rótulo de protagonista e divide os méritos
http://www.lancenet.com.br/santos/Cicero-ofusca-Montillo-participa-Santos_0_893310837.html
Pelo menos veio de graça e os Bambis mais uma vez se deram mal na troca. Tenho certeza de que Cícero irá se firmar como idolo no Santos.
Parabéns pela homenagem qo excelente Mengálvio ! Temos que ter muita paciência até passar este Paulistão, porque realmente é um torneio que vem perdendo o encanto a cada ano que passa, e porque para nós agora o importante é o Brasileirão e Copa do Brasil, para tentarmos voltar à Libertadores. Fica difícil realmente nos empolgarmos com jogos no interior paulista, que na prática não servem para nada.
Não tem mais nem o que criticar, tudo dentro do previsto, agora é só esperar as 10 primeiras rodados do CB, pra ver a quantos pontos ficaremos distantes dos líderes. E o tal planejamento pra 2014 ja deve ter começado porque 2013 pelo jeito ja foi.
Pois é…time gran de igual ao Santos quando fica fora de torneios importantes é assim; falta assunto. Já vai para quase 5 meses que estamos discutindo o mesmo assunto. Laterais, zaga, Muricy e parece que isto não muda, então fica assim….falta de assunto.
Nem discussão tem…kkkk
Nossa; bons tempos ! Ver o time hoje dá até um susto. Mas o que acho engraçado é que individualmente o nosso time é melhor que a grande maioria dos clubes brasileiros, e que o problema mesmo é sistema de jogo. É por isto qeu a maioria reclama que falta treino neste time, que falta jogadas ensaiadas, e eu concordo que o Muricy já deu o que tinha que dar !
Grande Mengálvio ! Um meia fabuloso que fêz parte de um time extraordinário, inesquecivel, e incomparavel ! Bela homenagem aos craques que nos deram toda a historia que temos hoje.