Série: Albúm de Figurinhas – Manga

Albúm de Figurinhas : MangaAgenor Gomes conhecido como Manga (Vitória, 26 de maio de 1.929 – Santos, 25 de dezembro de 2003). Manga, foi goleiro do Santos de 1953 a 59 e ex-técnico da Portuguesa Santista em 1964 e 65.

Deixou três netos e um casal de filhos: Marco Antônio gomes (o primeiro mascote da história do Santos FC, nos anos 50) e Jussara Gomes.

Ele enfrentou  sérios problemas de saúde, esteve internado na Santa Casa de Misericórdia de Santos por 40 dias, mas não resistiu. Manga realizava três sessões semanais de hemodiálise que, somadas a algumas complicações clínicas, impossibilitaram totalmente que ele exercesse, no fim da vida, qualquer atividade profissional.

Com 404 jogos disputados pelo Santos FC, Manga é até hoje o goleiro que mais vestiu a camisa do Alvinegro Praiano. Arqueiro de muita elasticidade, fibra e arrojo, ele atuou pelo Peixe de 1951 a 1959. Entre as conquistas de Manga, estão o tetracampeonato do Paulistão (1955, 1956, 1958 e 1960) e o Torneio Rio-São Paulo (1959).

Além de grande goleiro do Santos, êle foi um histórico técnico da Portuguesa Santista sendo o responsável pela volta da Briosa ao primeiro escalão do futebol paulista depois de celebre vitória contra a Ponte Preta, em Campinas, em 1964, por 1 a 0, gol de Samarone.

A CARREIRA

Nascido no dia 26 de maio de 1929, em Vitória (ES), Manga começou a carreira no Bonsucesso (RJ). Em 1951, ele deixou o futebol carioca para defender o Santos, clube no qual atuou até abril de 1960. A estréia dele no gol do Santos ocorreu no dia 30 de setembro de 1951 na partida Santos 1 x 2 Portuguesa de Desportos. Em 1954 foi emprestado ao Bahia.

35 comentários sobre “Série: Albúm de Figurinhas – Manga

  1. O Santos aceitou um convite do governo do Distrito Federal e mandará seu jogo contra o Flamengo, no dia 25 de maio, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília.

  2. O home voltou atrás e vai escalar o giva, menos mal, o problema agora é a lateral esquerda que pode voltar o G. Santos, tomara que baixe o espirito do telê nele e escale o Palmieri.

  3. quem poderia imaginar que essa diretoria ia arrumar um tecnico tao preguicoso que o torcedor sente saudade de jogador como o pará
    eu dei graças a deus qdo esse cara foi embora, mas esperava que dali pra frente soh tivessemos coisas melhores o q nao aconteceu… pior que nem finanças os kras andam arrumando…

    1. mecmrh

      O futebol no Brasil está muito atrás do voleibol em termos de profissionalismo de esporte ,embora jogadores ,treinadores e empresários ganham e fazem girar muito dinheiro no esporte o lado profissional esta muito a quem.Em uma reportagem do jornal mostraram um jogadora gordinha de volei que joga na liga profissional e que o treinador que conseguiu adapta-la ao time ,agora no futebol profissional o zagueiro não faz a sua função,o lateral não sabe cruzar e o atacante fez somente 20 gols na carreira.Que profissionalisma heim….

  4. ranierivilanova

    Faz tempo que o futebol do Brasil vive de nome ! O Brasil se esquece que os outros países se desenvolveram futebolisticamente, e surgiram mundo a fora novos e competentes técnicos, estudiosos do futebol. Na realidade os tecnicos brasileiros (salvo raras excessões), nunca foram realmente testados , pois com a gama de craques que o Brasil sempre teve, bastava jogar as camisas p’ra címa, e quem agarrasse jogava. Hoje as coisas mudaram, e o Brasil vive uma escasses de talentos, e os tecnicos tem que mostrar serviço com o que tem, e ai está o resultado. O Muriçoca mesmo, é um que sempre se deu bem, com times prontos, ou quase, mas nunca soube formar uma equipe do zero. Saudades de Oswaldo Brandão, Telê Santana, Minelli, e outros estudiosos como Oto Glória, Candinho, e tantos outros.. Hoje com todos os defeitos, ainda acho o Luxemburgo, talvez aquele que mais sabe montar equipes.

    1. problema eh que tecnico qdo tem boa leitura de jogo, eh ma comunado com empresarios e afins
      o luxa inflacionou seu salario pq age como intermediario de negociacoes e outras coisas… os clubes como sao incompetentes pra gerir o futebol veem nos tecnicos uma blindagem e acabam valorizando mais do que merecem
      o luxa no flavela da patricia foi bem explicito como funciona essa interecao
      o dia que tecnico voltar a ser apenas mais um funcionario do clube, que deva satisfacoes e tenha um trabalho que o empregador saiba discernir que eh bom e convem ao profissional essa parte volta a melhorar… por enquanto nada vai mudar a menos que os proprios clubes decidam por
      no SFC nao mandam o muricy embora dizem q por causa de multa mas pelo jeito falta alguem pra ponderar qual sao os outros prejuizos por manter
      nao adianta querer economizar 4mi e perder 20mi mais pra frente
      ja estamos em março e sem patrocinio… menor tempo de exposicao impoe menor valor de patrocinio, ou seja, qto mais o tempo passa mais dinheiro ta indo pelo ralo

  5. mestreresende2013

    O site imperiosantista se destaca por debates de alto nivel e de gente bem informada. Outro dia aqui alguém tocou no assunto da fragilidade de conhecimentos dos técnicos brasileiros, que são arrogantes e que não fazem sucesso na Europa. Vejam este levantamento:
    http://globoesporte.globo.com/platb/pombo-sem-asa/2013/03/08/mais-de-100-treinadores-ja-foram-demitidos-no-futebol-brasileiro-em-2013/
    É claro que há muitos motivos para estas demissões, a tal da cultura do futebol brasileiro que o primeiro a cair é o treinador, etc.. Mas não há como negar que o nível de nossos treinadores caiu muito nos últimos anos enquanto os outros estudaram e se aperfeiçoaram. Este também é um dos motivos, em minha opinião, da queda de nível do nosso futebol..

    1. mecmrh

      O pior de tudo é que além de piorar a qualidade técnica os salários ficaram muito fora da realidade ,treinador recebendo quase 1 milhão por mês e ainda tem aqueles que trazem na bagagem o seu pessoal que também custam para os clubes.

  6. elisiocampanaro

    Engraçado. Até pouqinho dias atráz, Neymar vivia dizendo que tinha contrato até 2014, e que não era tão dificil assim, continuar no Santos depois disto. Agora em duas semanas já deu duas entrevistas diferentes dizendo que pode antecipar sua ida para a Europa. Hoje êle diz que não descarta ida imediata para a Espanha. Minha opnião: NEYMAR quer ir, então vaza já e para com este lenga lenga, pois já deu. Quero ver qual seria a desculpa da diretoria ao pegar uma grana grossa desta, e não montar um baita time. E por isto que o muleke parou de jogar bola ?

    1. Ta aí uma coisa que tenho medo, Neymar vai, a grana entra. o problema é que a diretoria aliada a esse CG é enrolada pra contratar, demoram 9 meses pra tomar uma decisão e aí contratam um monte de jogadores duvidosos pra não dizer ruins, isso porque demoram pra tomar a decisão os outros são mais ágeis vão e contratam, e de repente querendo dar satisfação a torcida vem Pinga, G. Santos e Cia.

      1. mecmrh

        No bem da verdade não se fazem jogadores mais como antigamente,jogador de hoje em dia ama um clube enquanto está favorável a ele e derrepente o amor acaba .Jogador só se prende a 2 coisas:FAMA E DINHEIRO.Quando já se tem o dinheiro ,quer ir atrás de mais fama.

        1. isso nao eh exclusivo a jogador de futebol, a maioria dos profissionais sempre vao levar isso em conta
          o REI PELE e mais alguns poucos na historia foram excessoes
          e particularmente sobre a discussao do neymar, nao existe amor que compense apanhar de graça, escutar merda da imprensa e ainda ser contestado por imbecis…
          nao conheco qualquer torcedor que aguentaria passar pelo q o mulek passa apenas “por amor ao clube”

  7. Esse Patito me desculpem, mas é um belo de um perna de pau, atacante que não tem 20 gols na carreira é o famoso pé murcho, tropica com a bola, eterna promessa de craque. No máximo, no máximo pros 20 minutos finais. Sempre falei queria esse sub 20 do Santos reforçado de Neymar, Arouca, e R. Junior, numa melhor de três ensacava fácil esse time do Muriçoca. Radicalizando, Rafael, Crystian, Jubal Neto ou G. Henrique, Palmieri, Arouca, R. Junior, Leandrinho, Montillo, Giva e Neymar. Há diriam os defensores do professor os garotos são novos e podem tremer, melhor esses tremerem com possibilidade de evolução do que a evoluçãoi que nunca vai acontecer dos velhotes da VB.

    1. mecmrh

      Infelizmente o Leandrinho não se encaixa no time do Muricy pois ele gosta de jogar avançando e chegando no ataque e isso não faz muito o estilo de jogo que o treineiro gosta ,da mesma forma que o Cristyan que não era bom marcador.

  8. Boa ideia essa do mecmrh, como esses lerdos que dirigem o Santos não vão tomar providências com relação ao Muriciçoca, então emprestem esses garotos a um time mas com critérios definidos, tipo um time que va disputar o CB e que goste de usar os mlks, pode ser um que eu não gosto porque não tem leitura de jogo que é o DJ, o Leão se for contratado por algum clube e outros treinadores que usam bem a base em seus clubes. Se ficarem no clube vão ser ex jogadores sem nunca terem jogados. Como diz o amigo abaixo, o treineiro é o coveiro da base.

    1. mecmrh

      Tem alguma coisa pior do que vç ser um bom jogador,novo e com vontade de mostrar o seu talento e ter que esperar que alguém tenha algum problema para ser escalado ou seja ,ser titular somente em último recurso.Vç pode ser bom e ter talento mais somente ser bom não é o suficiente.

  9. marciano

    não sou tão velho mas vi o manga no fim de carreira, ele e o rodolfo rodrigues foram os dois goleiros que literalmente fechavam o gol, Para o jogo contra o sorocaba, sai o galhardo que é bom jogador mas foi muito mal contra os gambas, apesar de ter salvado um gol., o b.peres vem melhor e merece jogar assim como o patito foi bem nas ultimas apresentações, jogando no ataque não na meia, e entrou muito bem contra o XV e tb merece jogar apesar do giva ser bom jogador, mas tem que aguardar um pouco

  10. simplebyrd

    Paulo Alves, acredito que vc se equivocou… o Manga que defendeu o Santos não é o Manguinha do Botafogo FR que vive nos EUA, o Manga goleiro do Peixer da década de 50 que o album está homenageando faleceu uns anos atrás e na é poca o Fábio Costa fez uma homenagem a ele, ou doou uma camisa para o tratamento… essa biografia é do Manguinha e acredito que nunca defendeu o Santos… mas com certeza o Manga da foto não é o do Botafogo é aquele que jogou com o Formiga na década de 50, após o Veludo…abraços…

  11. Eu só consigo enxergar incoerência no trabalho do Buricy… Patito no lugar do Neymar? Pra que isso? Pra manter o MA no meio e ele legitimar mais uma vez a panela dos medalhões? Pois o Renê volta e ele tem que jogar…Por favor, se alguém da diretoria lê esse excelente espaço, MANDEM O MURICY EMBORA!!! Ele está aniquilando a base!!! Cadê o Giva? VA? Leandrinho? Palmieri? e Tantos outros??? Cadê??? Fora JÁ!!!! Patito é para entrar no segundo tempo ou disputando posição no meio… Outra coisa, uma das bandeiras da gestão LAOR sempre foi “escutar o torcedor”. Será que eles não estão lendo as diversas mídias sociais??? Vão cair no mesmo erro do Marcelo Cereja…

  12. mecmrh

    Talvez a maior politica que a diretoria do santos possa adotar agora seja emprestar jogadores que não terão chances de jogar no time principal.Jogadores com grande futuro não podem ficar vivendo somente de treinamento e sonhos.

    1. mestreresende2013

      Até porque com o Muriçoso não teriam chance mesmo. Emprestar para clubes médios do futebol brasileiro onde seriam titulares e melhor observados pode ser uma boa opção. Muriçoso é o coveiro da base santista.

  13. mestreresende2013

    Manga ganhou uma Libertadores pelo Nacional em 71 e dois brasileiros em 75 e 76. Jogou até além dos 40 anos se tornando uma referência e exemplo para que outros goleiros jogassem mais tempo.

  14. domhenrique

    Não adianta botar panos quentes, pois o Muricy vai enterrar o time nbovamente. No ano passado, mesmo com uma equipe mediocre, acho que dava pra chegar entre os 4, mas por incompetência do Muricy ficamos fora da libertadores. Este ano temos mais elenco, e no entanto o futebol continua o mesmo. Porque sera ?

    1. domhenrique

      É de fud…. cacilda ! Patito é o tipo do jogador p’ra entrar na metade do segundo tempo, p’ra botar fogo no jogo, pois muito embora seja meio atabalhoado com a bola, êle consegue incendiar a partida. Agora começar com Patito é sem sentido até porque realmente o Giva estreou muito bem e deveria ser a opção. Ai eu pergundo; e o Victor Andrade por onde anda ? É o fim….

  15. santistareal

    Eu também sempre fui contra a saída do Elano, muito embora êle não estivesse em boa forma, mas uma coisa é certa: como pode um atleta cair vertiginosamente de produção como foi com Elano? Mesmo com problemas pessoais, o Elano parecia que se arrastava em campo, e seu relacionamento com Muricy era péssimo. Hoje podemos notar que existe uma panela no time, e os jogadores se arrastam em campo, e até o Neymar acabou caindo de produção. Não resta outra coisa a fazer do que questionar o Muricy como técnico.

  16. santistafiel

    Faz sentido jorgehenrique, pois dá para perceber que no final de cada partida, o Montillo esta se arrastando em campo, assim como os demais. Não existe verdade que não apareça um dia, Como pode certos jogadores jogarem bem em suas equipes, e quando vem para o Santos cai de rendimento, ou no caso contrario, quando saem, melhoram e muito. Vejam o caso do Elano, que na minha opnião não poderia ter saído do Santos, mas como Deus é justo, deu a êle a oportunidade de disputar mais uma Libvertadores, e bem. Elano e Pará estão se saindo muito bem no Grêmio, e isto mostra a postura do técnico.

  17. Nada que o torcedor não tivesse detectado, Montillo pede aos profissionais do SFC para treinar mais. Só falta agora o chefe ficar bravinho. Aqui é preguiça meu filho, pelo jeito tá todo mundo fora de forma.

Os comentários estão desativados.