Série: Albúm de Figurinhas-Araken Patuska

Figurinha 2 Araken PatuskaAbraham Patusca da Silveira, ou simplesmente Araken (Santos, 17/7/1905 — Santos, 24/01/1990). Jogou no Santos F.C., no São Paulo e no Flamengo. Era irmão de Ary patusca, grande atacante do clube no período de 1915-1923. Ambos eram primos de outro ídolo da época, Arnaldo da Silveira.

Fez parte do primeiro time do Santos a entrar para a história, muito antes da era Pelé. Em 1927 formou com Siriri, Camarão, Feitiço e Evangelista o ataque dos cem gols dos quais 31 pertenceram a ele. O fato desses jogadores terem marcado 100 gols em uma edição de Campeonato Paulista já seria algo marcante mas, o que chamou mesmo a atenção, foi o fato de terem levado apenas 16 partidas para alcançar esse número, resultando em uma média fantástica de 6,25 gols por partida que, até hoje, é recorde mundial de média de gols marcados em um campeonato oficial.

O ingresso de Araken no futebol teve um fato curioso: Araken estava na Vila Belmiro vendo o jogo amistoso entre Santos e Jundiaí, ele era filho do então presidente e fundador do Santos, Sizino Patuska, e foi posto para jogar em lugar de Edgar da Silva Marques, que havia passado mal, momentos antes da partida. Araken, na época com apenas quinze anos, foi responsável por quatro dos cinco gols do Santos, no empate com o Jundiaí: 5 a 5.
Dono de um futebol rápido e elegante, Araken foi três vezes vice-campeão do Campeonato Paulista pelo Santos: 1927, 1928 e 1929. Nesse clube seria campeão sómente em 1935, marcando um gol na última partida do campeonato, em São Paulo, contra o Corinthians, vencida por 2 a 0.
Aumentou sua fama quando foi emprestado pelo Santos, ao time do Paulistano, para participar de uma excursão à Europa, em 1925. Jogando ao lado de outro craque, Arthur Friedenreich , o ótimo desempenho levou a que os jogadores brasileiros fossem chamados de “reis do futebol” pelos jornais franceses. Vaidoso, gostava de jogar usando uma boina.
Araken Patusca escreveu um livro sobre a brilhante atuação do Paulistano em campos europeus com o título de Os reis do futebol

16 comentários sobre “Série: Albúm de Figurinhas-Araken Patuska

  1. deepoo

    Rogério que está senil
    Ceni que ninguém já viu
    Levando bem lá no chibiu
    No meio de jogo importante
    Parecia um cara elegante

    Fair play sem igual
    Água gasosa francesa
    Gaúcho dentuço letal
    Picou o pé no pé da mesa

    Final de bola em balaio
    Ronaldo olhando em soslaio
    – Rogério não foi trapaça!
    Vai-se acreditar na bagaça!

  2. deepoo

    Caro Paulo Alves, uma pergunta que não quer calar: “Fosse o gol do A Mineiro oriundo de ação realizada por Neymar (no lugar do R10), qual seria a reação da mídia??? E dos bambis tresloucados???” O que me dizes nobre infante?

  3. mestreresende2013

    Segundo contam os três vice-campeonatos (27, 28 e 29) foram roubados. O Santos tinha o melhor time. Então em 1935, para evitar novo roubo contra os Gambás, uma equipe de estivadores subiu a serra com barris de óleo e entraram no estádio prometendo botar fogo se o árbitro roubasse. Jogo normal – 2 a 0 e nosso primeiro título.
    Algum outro time tem esta hsitótia???

  4. Será que o Gênio combinou com o técnico da macaca que vai botar cinco no meio campo, e que o Montillo vai ser o encarregado de abastecer o Neymar. Espero que o técnico da macaca entenda o recado do Murici, senão vamos passar por sérios apuros.

  5. ezequieldemello

    Pode ser atá que venha a dar certo o Montillo jogando avançado junto com Neymar, até porque o Montillo sabe dominar a bola e pensar o jogo, e com isto ou arma o Neymar o arrisca o gol. O que eu não acredito é que dê certo o Assunção tentando fazer as vezes do Andre ou do Miralles, até porque não é a dele. Este é o típico esquema de um técnico que esta com mêdo de outro revéz . Seria mais fácil montar o meio campo com Renê Junior, e começar com o Victor Andrade por exemplo, ou até mesmo o André novamente, pois são atacantes de origem, mas fazer o que; o teimoso não abre mão !

    1. Lógico mantém o que estava dando certo, meio campo com Arouca, R. Junior, Cícero e Montillo, aí o miralles tá com problemas coloca o VA porque o André já teve chances e não correspondeu, teria que mexer no que não esta dando certo que é essa defesa medíocre, tira um dos zagueiros velhos e coloca o Jubal, Léo na esquerda com Palmieri no banco, e Galhardo na direita. Mas o gênio quer manter os protegidos que não jogam p… nenhuma e faz nova lambança. Aí querem justificar que não são volante e sim meias de ligação, me engana que eu gosto. Como o técnico da macaca não deve ser otário e como o gênio divulgou o esquema de jogo, vai colar alguém no Montillo e jogamos com dez. E o grande Durval com espírito de Jerson de-lhe tijoladas na altura do peito do Neymar e o mlk que se vire.

    2. o montillo vai jogar na posicao q ele jogava nas marias se o muricy nao tive inventando historia, ate entao ele jogava na funcao do ganso mas todos deveriam saber que ele nao eh meia classico como cisne jogava

  6. ranierivilanova

    Quer dizer que o Muriçoca vai inventar novamente. Neymar isolado como atacante, e um pelotão no meio campo. Bruno Perez continua na direita, e o Léo deve ser o lateral esquerdo. Não adianta, porque este Muricy é caso perdido. Vai a Campinas arrancar um empate. E o Neymar hein; esta abaixo do peso ? Acho que esta baladeiro demais isto sim…

  7. ranierivilanova

    Interessante que o Araken estava na arquibancada e entrou no lugar de um jogador que se machucou, e fez história. Hoje com tanta frescura pra jogar bola, conta-se nos dedos aqueles que se sobresaem.

  8. santistareal

    Olha é muito bacana esta iniciativa de homenagear nossos ídolos, jogadores que fizeram hidtória pelo Santos F.C. Agora imaginem um jogador de futebol jogando de Boina…kkk deve ser hilário….kkkk Agora eu não sabia deste recorde dos 100 gols em 16 partidas ! É o Santos sempre !

Os comentários estão desativados.