A MORTE DO FUTEBOL BRASILEIRO !
Com o passar do tempo podemos perceber o quanto o futebol do Brasil se modificou, e para pior.
Não somos mais vistos como o futebol arte de outrora, e sem querer ser saudosista, aquele futebol moleque, futebol que se aprendia com aquela bola de meia, nos quintais de casa. O Brasil perdeu a essência de seu futebol irreverente, que o fazia diferente perante o futebol europeu, e até mesmo sul americano, e na verdade hoje se iguala a eles.
Hoje em dia não se joga mais por amor à camisa, por honra e dignidade à seleção brasileira, e também pelos clubes. Para ser jogador hoje em dia, é necessário que o atleta siga à risca os conceitos do imediatismo de empresários vorazes pelo lucro rápido, que encontram no jogador de futebol, o apoio total e irrestrito pela ânsia do sucesso.
Aquele que jura amor e fidelidade ao clube que o revela, será o mesmo que no futuro exigirá fortunas para voltar a vestir o manto que o consagrou, demonstrando assim o verdadeiro apreço que tem pelo vil metal.
O futebol de hoje é movido a interesses muitas vezes escusos, de empresas patrocinadoras que tem o poder inclusive de interferir na própria escalação do time. Não bastasse isto a mídia televisiva, escrita e falada, promovem de forma deslavada, jogadores e clubes que melhor sabem se alinhar aos interêsses monetários, que acabam sendo o grande foco do futebol de hoje.
Empresas como a Nike, e a Rede Globo de televisão, mandam e desmandam na CBF, impõe o que bem querem, o que lhes agradam, e é claro que a CBF acata estas decisões, inclusive alterando horarios de jogos para não atrapalhar a grade de programação da emissora platinada, ou no caso da NIKE, convocando jogadores que sejam patrocinados por ela, em detrimento a jogadores que realmente fizeram por merecer uma vaga na seleção brasileira.
Desta maneira o futebol brasileiro vai entrando paulatinamente em decadência, e cada dia mais os estádios de futebol vão se tornando verdadeiros elefantes brancos, já que a torcida já não prefere mais a emoção do estádio lotado, com bandeiras que já não tremulam mais, e sim o conforto do sofá dentro de casa, ouvindo narradores que se dizem mais brasileiros que qualquer outro, gritar Brasilllllll, como se conta as cédulas em sua conta bancaria.
Triste fim a este que outrora já foi considerado o melhor futebol do mundo, e que mesmo tendo conquistado cinco Copas do Mundo, hoje prefere enaltecer o futebol europeu e até copia-lo, enaltecendo assim jogadores que por lá fazem sucesso, e esquecendo que no Brasil nos temos um Rei, que aos poucos vai perdendo sua majestade.
7 comentários sobre “A morte do futebol brasileiro !”
Os comentários estão desativados.
Acho que o texto tem tudo a ver com a atual situação não só do Santos mas do futebol em geral. Sem dinheiro não se faz milagres, e hoje qualquer jogador, mesmo os recem saídos da base já cobram fortunas de salarios. Qualquer recem formado já esta com 50 mil de salarios, ai pula pra 200 se mostrar serviço e por ai vai. Como os clubes conseguem bancar isto ? Claro que é vendendo a alma pro diabo e neste caso o diabo é a Globo. O Santos esta sem grana, e não adianta ficar aqui tentando descobrir o porque, até porque nunca conseguiremos saber de fato o que esta acontecendo. Isto reforça a tese de que é melhor investir na base, para obter lucro futuro. Esta é minha ideia.
concordo contigo Campanaro não tem time no Brasil que não esteja falido acho que a mlehor saída é investir na base e jogadores jovens de outros clubes,assim poderemos ter lucros futuros, dia 04 começa a copinha e o céu de Vila Belmiro está cheio de nuvens, prenúncio de varios raios a caminho
De uns tempos para cá nosso clube aprendeu e muito bem a desvalorizar seus jogadores.Os gambás contrataram não faz um ano o tal Martinez e hoje querem 12 milhões em sua parte pertencente ao clube,bem mais do que foi pago por eles.Já o nosso clube contratou Ibson e ……..,contratou Elano e ………,contratou Henrique e…………,trocou Elano por Mirales e hoje querem fazer o que com o Mirales………Até nossa base sofre com essas tentativas de se jogar tudo na lata de lixo.
Na verdade caro mecmrh, o futebol de hoje se tornou por demais burocrático, onde o importante em primeiro lugar é não perder ( vide futebol do corinthians), e depois o de procurar a vitória. Neste caso procurar a vitória e jogar bonito então, passa a ser utopía, pois não é praia do Muricy, que sempre foi um tecnico amante do Meio Campo (quanto mais volantes melhor). Podemos citar como excessão o Luxemburgo que gosta de atacar, gosta de marcar gols, talvez Abel Braga e isto mostra o porque o Brasil deixou de ter o melhor futebol. Infelizmente a isto junta-se o extra campo, onde o que convém é lucrar com jogadores, e por conta disto somos constantemente usados como laboratório de pretensos jogadores. Só posso dizer uma coisa; lamentavel !
Talvez o grande problema de escalação do Muricy hoje no nosso time é que os 2 zagueiros e os 2 laterais não são muito confiáveis então se ele escala um time com 2 volantes que saiam mais para o jogo fica desprotegido a defesa.Então cobre os pés e descobre a cabeça.Se tivéssemos 2 bons zagueiros e 2 bons laterais a história poderia ser outra.
Matou a charada, nossos zagueiros são lentos, laterais que marcam muito mal, então se ficarem no mano a mano é gol, prova é a quantidade de gols que levamos nesses 3 anos, aliado ao treinador que detesta que seus times levem gols e adora jogar com dois e até três volantes, então a prática nos leva ao sofrimento em 2013. Pode jogar tranquilo com dois volantes, se esses souberem sair pro jogo (Leandrinho cairia como uma luva), mas o que você espera quando a escalação por vezes era magrão com a 10, Adriano, Henrique e FA. Sofrimento puro. E mais o treinador comforme teu comentário não gosta que o time jogue com velocidade, acha que tem sair devagar pra dar mais tempo pra recompor, e vamos nós.
Sabe Paulo Alves o nosso time não pode reclamar de esquema de jogo pois optou por um treinador que é completamente contra a nossa forma de se jogar futebol, e o futebol do Brasil deve além de 2 copas do mundo ,o verdadeiro estilo de futebol ao nosso time e ao botafogo que formavam a seleção brasileira que mostrou esse futebol ao mundo.Hoje temos um treinador que não gosta de time que tenta fazer gols muito rapido e que ao menos tenta dar show.