Apesar de o Brasil ser a terra do futebol, todos sabem que não foi aqui que tudo começou. O próprio nome do esporte vem do inglês football, que significa “pé” (foot) e “bola” (ball). Quem trouxe o futebol para o Brasil foi o paulista Charles Miller, que em 1894 voltava do exterior depois de concluir seus estudos em Southampton, Inglaterra.
Segundo Jules Rimet, ex-presidente da FIFA e patrocinador da primeira Copa do Mundo de Futebol (disputada no Uruguai em 1930), esse esporte começou no Extremo Oriente por volta de 2300 anos a. C. , e que era uma mistura entre esporte, e uma verdadeira guerra campal.
Já na América os Maias também praticavam um esporte que utilizava uma bola maciça com mais de 3 kg e com grande poder de rebote. Seu objetivo era jogar para apreciação dos deuses. Em 1868, as regras do esporte começaram a ser consolidadas até assumirem a forma que conhecemos hoje.
Todo este relato serve apenas para expressar que desde sua criação, o futebol causou frenesí entre os homens, que encontravam na disputa pela bola uma emoção que mesclava conquista com soberania. Assim a paixão começou a tomar conta a ponto de se formarem grupos (times) para se competirem entre si. Vieram as associações, os clubes, e os torneios para se definir quem era o melhor entre os melhores, ou o grande campeão simplesmente.
Diante desta trajetória do futebol, vários clubes se destacaram como grandes conquistadores de títulos, e ganharam nome e fama.
Quando eu nasci na década de 50, se dizia muito sôbre clubes da Europa como o Milan, Real Madri , Internazionale de Milão, e clubes da América do Sul como Boca Juniors, Huracan, Nacional de Montevideo, e outros. No Brasil parecia que estávamos gatinhando, pois até então não havia surgido nenhum grande clube que pudesse se destacar internacionalmente como uma referência, ou o time a ser batido como já o era o Real Madri. Eis então que a partir da Copa de 1.958 o Brasil passou a ser conhecido por conta da conquista, e principalmente pelo surgimento daquele menino proveniente de Santos, que passou a ser conclamado Rei por todos os amantes do futebol. O Santos Futebol Clube já possuia um elenco forte com jogadores já consagrados no Brasil, e que derrepente passou a ser o grande nome no cenário nacional e internacional, passou a ser o time a ser batido, time este que manteve uma década inteira de soberania no futebol mundial. Em toda sua história nestes 100 anos de existência, o Santos Futebol Clube conquistou 94 titulos nacionais e internacionais, marcou 11.879 gols até hoje, sendo com isto o time mais goleador do mundo, e teve ainda em suas fileiras o maior nome do futebol mundial que é o Sr. Edson Arantes do Nascimento ( Pelé), e faz ressurgir ainda em suas bases jogadores considerados foras de série como Robinho e Neymar. Este é o Santos Futebol Clube que todos nós nos acostumamos a ver e a gostar, e principalmente apreciar o fato de ser o Santos, aquele time a ser batido.
Hoje, quando eu olho para a atual situação do time, e para a atual forma como definem as contratações para o time, eu me pergunto como e quando poderemos voltar a despertar aquele mêdo aos adversários, aquele temor que os adversários sempre tiveram em pisar no solo da Vila Belmiro, suando desesperadamente antes mesmo do jogo começar. A resposta pode estar na consciência daqueles que pela disputa pelo poder, não se importam o mínimo em quebrar correntes, romper acôrdos, e ignorar promessas feitas, deixando a mercê de notícias o apaixonado torcedor santista. A resposta sómente o tempo dirá…
Belo material Império Santista. É bom para refletirmos sôbre o que fomos um dia e o que somos hoje. E por que as coisas mudaram tanto, principalmente neste ultimo ano. Apostas erradas em jogadores com talento duvidoso por falta de verba, ou por falta de conhecimento ? Partidas ridículas do time por falta de atletas de qualidade, ou por mal formação técnico e tática ? Crise interna com divisão do grupo de apoio ao Laor por ambição política, ou por falha na administração ? São muitas perguntas a serem respondidas, antes mesmo de se pensar nas próximas contratações, ou seriam simplesmente promessas ?
alguém precisa lembrar o papai noel que tomou prozac, que o circo de soleil caiu a lona e ele precisa acordar pra vida, só vejo promessas em cima de promessas e nada de contratação, acho que só vou voltar em 2013 to cansado de ver todo dia as mesmas noticias. afff
Não sei se o Papai Noel vai dar conta neste ano, porque são tantas as necessidades que fica dificil atender a todas.
A primeira solução para o nosso time seria a demissão do atual treinador pois todos nós sabemos que suas indicações de jogadores não deram certas e que ele mesmo desvaloriza os nossos jogadores da base,e não adianta falar que ele ja colocou jogadores da base para jogar pois não era a sua intenção ,é que não tinha jogadores para escalar mesmo.O time do barcelona hoje tem mais da metade dos jogadores formados em sua base e conseguem jogar muito bem.O Dimba mesmo depois que foi substituido no primeiro tempo daquele jogo nunca mais teve chances de jogar e hoje virou moeda de troca junto com o Cristian que para nós torcedores achavamos que teriam futuro no nosso clube.Se contratam o Bill e despensam o Dimba quem entende esse time….
É verdade , roupa suja se lava em casa, ninguém precisa ficar sabendo. Agora esse técnico fala pra midia toda sobre os problemas do dia a dia, critica isso , critica aquilo, só elogia os bambis. A diretoria ídem. O que o torcedor santista precisa saber realmente ningúem sabe.
É isto. Questionar é um direito nosso, cobrar também, e para que possamos obter resposta temos que divulgar. É realmente muita gente falando em contratação, o :Laor, o Vice, o Muricy, a imprensa que também gosta de inventar, enfim…se alguém não chegar e colocar os pingos nos I’s, nós torcedores ficamos a ver navios. Vai contratar alguém, então diz quem é e quanto vai custar. Não vai contratar, então fecha a boca, e coloca os meninos da bse pra jogar. Amnhã por exemplo: Porque não joga com os garotos, pra que colocar em campo jogadores que possivelmente não estarão mais no time em 2013, ou estarão ?
por questoes de comparativo o mt sempre ia falar sobre as brilhantes contratacoes dele na tv sta cecilia
eu lembro ainda do plano mirabolante que ele imaginou qdo contratou o madson
o laor entrou bem, tinha uma mulecada querendo aparecer arrumaram um tecnico pra trabalhar com esses produtos e arrebentaram, pelo jeito foi sorte de principiante pq de 2010 pra ca o futebol-arte foi depenado a bola no neymar
kkkk….O MT adorava ir na TV falar do Santos, e o Laor adora ir ao restaurante…kkkk
É por esta e outras que se faz necessário o papel de um assessor de imprensa, como nos clubes da Europa. Alguém que está lá só para fazer os comunicados em nome da Diretoria do clube. Pelo menos assim quando alguém disser alguma coisa, se tem uma maior seriedade, e não este chove não molha dos dias de hoje no nosso clube.Sei que muito destas promessas só saem da boca da imprensa, mas outros são sim sonho de consumo do Laor, do Muricy, e que a partir do momento que vaza, fica dificil conter a ansiedade, e depois segurar a frustração.
Belo texto. Muito significativo.Parabéns Império.
Talvez o grande problema do nosso clube hoje seja a falta de comprometimento da diretoria com o seu torcedor que é quem realmente faz um clube .Essa diretoria de hoje pouco se importa com o que pensa ou sente o torcedor do Santos .Se for colocar na balança ,a diretoria do Cereja apesar de tudo de mal que fez ao santos ao menos tentava da sua maneira agradar os torcedores com contratações que mesmo não dando certo eram jogadores que tinham feito algo na história do futebol.Todos nós lembramos do caso Robgol mesmo que mesmo não tendo dado certo com a gente havia sido artilheiropelo paysandu se não me falha a memória,e hoje o que é feito para agradar a torcida,nada ,muito pelo contrario a torcida vive sendo contrariada de todas as maneiras possíveis.
Engraçado, o Robgol parece que havia sido vice-artilheiro do brasileiro, e veio pro Santos e não deu certo. Voltou pro Paysandu e começou a marcar de novo. Estas coisas acontecem mesmo. Veja só o caso do renteria, que no Santos não deu certo e ontem acabou com o Grêmio. Mas a verdade é que seria muito mais fácil se a diretoria do Santos nos deixassem saber se realmente virão grandes contratações ou não, pois o Presidente diz que sim que virão grandes nome, o Odílio diz que o clube não tem dinheiro, o Muricy diz que acha dificil, e ai fica dificil saber em quem acreditar.