Antigamente o Futebol era mais facil ?

Antigamente o Futebol era mais facil ?

Houve um tempo em que o futebol era jogado por amor a camisa, e que a arte de jogar, era o sonho a ser perseguido. Jogos como Santos e Palmeiras de Ademir da Guia, ou Santos e Cruzeiro de Tostão e Dirceu Lopes, traziam multidões ao estádio de futebol, mas nenhum deles tinha a magía, que havia entre Santos e Botafogo. Não foi por acaso que estas duas equipes formaram a base da seleção brasileira de 1.970, e que naquela época a seleção realmente era a Paixão Nacional de qualquer brasileiro. Dizem que o futebol era mais fácil de ser jogado, mais lento, e por isto era fácil surgir craques, mas ai eu pergunto; Será que chutar uma Bola de Capotão numero 5 (quem é da época, sabe do que estou dizendo) feita com couro de Boi, usando uma chuteira que pesava meio quilo pois também era fabricada com o mesmo couro, era fácil assim? Será que carregar nas costas uma camisa fabricada de puro algodão, que depois de suada acabava engessando o atleta, de tão grudenta que ficava, era mais fácil ? Certamente penso que não, e se ainda assim alguém duvidar da maravilha que era o futebol daquele tempo, eu pergunto; Alguém já viu tantos craques juntos em uma mesma partida de futebol, como naqueles tempos ? A resposta também é não. Imaginar o encontro da próxima quarta feira entre Botafogo e Santos, percebo o quanto o futebol empobreceu, que a magía já não existe mais, e o pior; parece que ainda hoje o nosso Santos esta jogando com aquela camisa de algodão, mas nas costas erradas.

10 comentários sobre “Antigamente o Futebol era mais facil ?

  1. mestreresende2012

    Até 1995 eu tinha simpatia pelo Botafogo. Quando me perguntavam que time eu gostava do Rio, eu respondia Botafogo exatamente pelo grande time que tinha nos anos 60 e até 70.
    Quando veio aquela final roubada de 95 acabou o encanto com este time. Não me esqueço nunca do fato, denunciado na época, que na viagem do Rio para São Paulo,para a final, dois diretores do Botafogo sentados juntos com o árbitro da partida durante a viagem…

  2. ezequieldemello

    Mais fácil ? Claro que não ! O texto até fala das diferenças de hoje com todas as mordomias, e antigamente com todas as dificuldades. O detalhe mais importante era o grande numero de craques fora de serie daquela época em que o Pelé se destacou como Rei. Hoje qualquer um é chamado de gênio, pois são tão poucos que se destacam com a maior facilidade.

  3. mecmrh

    Quando o Santos lançou o dvd sobre o centenário o Juca Kfouri com o Victor Bierner falou que a diretoria estava enaltecendo demais o time dos gambás e que eles nunca foram adversários do Santos e sim o Botafogo e depois o Palmeiras que conseguiu montar um time capaz de jogar de igual para igual.

    1. domhenrique

      Verdade. Além deles, também o Cruzeiro costuma engrossar a vida do Santos. Isto serve para mostrar a grandeza do Santos, e o porque da inveja, principalmente da imprensa paulista. Por outro lado é triste ver a realidade do time hoje.

  4. ranierivilanova

    Olhar a foto e perceber que o Rei foi superior ao Didi, e ao Garrincha, não precisa nem entrar em discussão com quem quer que seja. Este pessoal que vive falando do Messi (que tem seus meritos claro) não entendem que hoje existe todo um esquema voltado a dar total e ilimitadas condições para o atleta se desenvolver fisicamente e tecnicamente. E na época do Pelé como era ? Não me venham com plalhaçada tipos como este tal Mauro Cesar.

  5. Saudosismo é para quem tem história!
    Olha jogando ao lado e contra quem Pelé foi coroado Rei do Futebol!

    Para essa foto ser perfeita, no lugar do Zagalo o Gérson.
    E Tenho a convicção de que qualquer técnico de hoje, do Brasil ou do exterior, não saberia o que dizer para eles no vestiário. E se ousassem orientar taticamente, seriam expulsos do estádio.
    Imagino a cena:
    “- Enciclopédia pega o ponta deles…”, “- Zito fica mais na defesa…”, “- Para de firula Garrincha…”, “-Cruza mais na área Pepe…”, “- Bola no chão Didi…” – Pelé volta e marca o meia deles…”, !

    E o Mauro Cezar da ESPN:
    “Pele fez mil e tantos gols, quantos em clássicos com o Madrid? Futebol não e mera matemática…”
    “- Ei, Pelé, esta vendo o jogo? Seu “reinado” se aproxima do fim a cada gol do es-pe-ta-cu-lar MESSI!”
    “Adoro ver um cai-cai se dar mal. Fica em pe, Robinho!”
    “Lambaris delicados magoadinhos. Gente idiiota…”

    Cara, esse sujeito precisa de um curso de avestruz para enfiar a cabeça no chão!
    R I D Í C U L O !!! Q U E M I C O H E Y M E S P N !

    Saudações Alvinegras!

    1. santistareal

      Bota Mico caro luvixx. Um idiota se apossar de um microfone para dizer asneiras, é porque tem quem gosta, então de minha parte não passo nem perto. Ignorância mata, e este cidadão (se é que merece ser chamado assim} esta se matando ! Este imbecil tem que lêr esta matéria do Juca Kfoury (que apesar de xarope também, pelo menos é melhor informado) em seu Blog:
      http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/tema-livre/juca-kfouri-aos-que-nao-viram-pele-e-falam-tanta-bobagem-sobre-ele/

  6. santistareal

    Bonita matéria, mas acho que alguns jogadores do Santos não deveriam usar esta camisa do Santos. Da até vergonha quando vejo um Bill com a camisa que já foi de Coutinho, Toninho Guerreiro, Nenê, Juary, Chulapa, e outros que fizeram por merecer. Ver o Gerson Magrão com a 10 então, me parece ofensa, e por ai vai. Hoje é muito mais facil jogar futebol, mas é como está na materia, parece que os jogadores ainda jogam com a bola de capotão !

  7. santistafiel

    Olha só o que temos por aqui ! Momento nostalgico no imperio…rs Realmente vêr esta foto que nos leva a outro tempo, e vêr o nosso time hoje, é de chorar. Dizem que hoje é mais dfícil de jogar, mas em compensação os jogadores vivem de mordomia. Naquela época não existia SPA para os jogadores se relaxarem, não havia piscina térmica, equipamentos de ultima geração para ajudar os atletas a se recuperarem de contusão. Hoje uma chuteira pesa 200 gramas, a bola pela 450 gramas, as camisas não colam no corpo, sem contar os altos salarios que fazem com que os atletas vivam só da bola, pois naquela época os jogadores tinham emprego fixo,pois o futebol paga muito pouco. Só quem viu é que pode dizer quando foi mais fácil jogar futebol.

Os comentários estão desativados.