No dia 15 de setembro de 1912, o ainda então Santos Foot-Ball Club entrava em campo pela primeira vez em sua história, dando início a uma trajetória ímpar no futebol brasileiro. A partida foi diante do Santos Athletic Club – atual Clube dos Ingleses – no antigo campo do Internacional, na Av. Ana Costa, nº 22 – hoje no local encontra-se a Igreja Coração de Maria, no bairro da Vila Mathias.
O time santista estreou com vitória pelo placar de 3 a 2, com Arnaldo Silveira marcando os dois primeiros gols da partida e Adolpho Millon completando o placar. Lee marcou os dois tentos do Santos AC, conhecido em Santos como “Clube dos Ingleses”, cuja sede até os dias atuais fica no bairro do José Menino.
O Santos, que ainda não era tinha as cores brancas e pretas em seu uniforme, jogou com camisas de passeio brancas com braçadeiras azuis, brancas e ouro. A primeira escalação santista contou com Julien Fauvel; Sidnei e Arantes; Ernani, Oscar e Montenegro; Millon, Hugo, Nilo, Simon (Belmarco) e Arnaldo Silveira.
O time do Santos AC formou com Parsons; Kent e Deweck; Wood, Seddon e Lee; Saul, De Saone, Allen, V. Cross e H. Cross.
A partida naquele dia de domingo começou às 14h30 e teve dois períodos de 40 minutos e intervalo de 10. O primeiro tempo terminou empatado em 1 a 1.
Arnaldo Silveira entrou em definitivo para a história do clube por ser o autor do histórico primeiro gol. Além de ter sido um dos 39 fundadores do Peixe, era sobrinho do primeiro presidente santista – mandato de 1912 a 1913 -, Sizino Patusca, irmão de Osvaldo Silveira e primo de Ary e Araken Patusca, dois grandes ídolos santistas no início da gloriosa caminhada do time.
Primeiros santistas na Seleção
Arnaldo Silveira e Adolpho Millon foram os dois primeiros jogadores do clube a defender a Seleção Brasileira, convocados no ano de 1914. Arnaldo marcou com a camisa santista 64 gols e jogou no período de 1912 a 1921. Foi bicampeão santista pelo Santos e pela Seleção Brasileira foi campeão da Taça Roca em 1914 e campeão sul-americano em 1919, quando era então o capitão da equipe.
Na Seleção, jogou 16 partidas e marcou 1 gol. Arnaldo, que tinha o apelido de “Miúdo”, faleceu no dia 24 de junho de 1980.
Curiosidade
O local do campo na Avenida Ana Costa estava desativado e o terreno pertencia ao sr. Lima, que ficou conhecido na cidade de Santos porque o extenso terreno ia da Ana Costa até o canal 2, em frente ao estádio Ulrico Mursa. Chamado de Morro do Lima, servia de arquibancada para os torcedores que iam assistir aos jogos da Portuguesa Santista. Hoje lá existe apenas um pedregulho símbolo de uma época distante.
Na época, a equipe treinava no campo da Villa Macuco na rua Aguiar de Andrade nº 49.
Jornal da época
Um dia após a partida o jornal “Diário de Santos” publicava o seguinte comentário analisando com a grafia da época o “match” hoje secular:
SPORTS FOOT-BALL
Santos Foot-Ball Club versus Santos Athletic Club
Com uma concorrencia, que a bem tempo não temos visto, realizou-se ontem o match entre o distincto Club Inglez e o Santos Foot-Ball Club.
19 comentários sobre “100 anos do primeiro jogo do Santos Futebol Clube ! Post sugerido por Dair Vallota”
Os comentários estão desativados.
AVISO AOS USUÁRIOS !
Peço desculpas a todos por qualquer alteração na aparência do Blog que possa aparecer, ou que já tenha aparecido ! Na verdade estou trabalhando para definir uma plataforma nova no Blog, com o intuito de oferecer mais opções aos usuarios. Muito provavelmente teremos mais opções para mídia (imagem, vídeo e som), e aplicativos para tornar o Blog mais funcional. Com um pouquinho de paciência chegaremos lá ! Obrigado a todos…Paulo Alves
Paulo, excelente, nada mais nada menos do que HISTÓRIA e nisso somos campeões mundiais
Obrigado Dair ! Sua déia foi ótima, pena que o tempo que tenho as vezes fica curto demais para poder editar na hora certa……rs
Hey Paulo
Parabéns pela homenagem! Quem tem história tem história!
Só não comentei antes porque você deleta toda homenagem. Espero que essa fique! (rsrsrsrs)
Belo trabalho amigo!
Se esse 1º jogo ocorresse hoje, teríamos vídeo, som e efeitos digitais. O uniforme seria branco, azul e dourado by Nike. E o Miúdo e o Millon iriam reformar os contratos com multas astronômicas e estampar as capas de toda mídia. Será que eles aceitariam virar jogador pizza ou serem vendidos para um supermercado? Será que diriam: “- tenho o sonho de um dia jogar na Europa…”? Se fosse hoje e com o coração do passado, nem pensariam em jogar no adversário quanto mais em sair do Santos! Salve Santos!
Quanto ao fundo preto na imagem de fundo (abertura) ficou um pouco assustador. Talvez uma mensagem subliminar de luto? (rsrsrs) Ou seria o negro da nobreza e do símbolo de nosso amado União Futebol Clube?
Obrigado caro luvixx…. Veja bem; Claro que eu não deleto as homenagens, elas por enquanto estão sendo armazenadas separadamente por conta de definição da página, e isto inclui este fundo negro do logo do Santos. Na verdade estou preparando a pagina para uma mudança de aparência. Estou tentando criar mais opções para os usuarios. Mas fique tranquilo que tudo vai terminar bem….kkkkkkk
já que o Muricy não quer por o Bernardo para substituir o cisna nem vai promover o Pedro Castro, deveria colocar o Arouca de meia avançado, pois pelo menos tem mais qualidade conduzindo a bola que magrão, FA… Adriano, Leandrinho, Bernardo e Arouca…
A pior defesa do Brasil aguentou exatamente 10 minutos, estamos tomando um banho, Jerson Magrao, com a 10 vamos ganhar de quem mesmo.
estava pesquisando o santos de 78 e fiquei estupefato em saber um detalhe, que na época me passou despercebido, já que eu era muito menino o vitor nunca tomou mais que 2 gols naquele campeonato de 78, é uma marca bem expressiva, como era boa aquela época.
o Vitor, apesar de ter dado muito azar ma final de 74, ainda no Cruzeiro contra o vasco, era um excelente goleiro, mas se contundiu (parece que contra os gambás naquele ano) e quem terminou o campeonato foi o Flavio, um goleiro estabanado… o Vitor parece que tinha uma galeria de artes em Minas…
Bom voltando a realidade, nosso time tem um passado só de glórias e um presente de fazer vergonha ao mais otimista dos santistas, time fraco, elenco que não existe, treinador preguiçoso, diretoria que adora uma balela mas é afeita a preguiça e de 2010 só tratou de desmanchar o time, culminando com um centenário vergonhoso. Quanto ao jogo de hoje, se voltarmos com um empate vamos comemorar porque é a pior defesa do Brasil contra o time que mais fez gols esse ano, o gênio botou novamente trocentos volantes com a rapidez do ataque do cosa só por milagre pra não levar gols, se Neymar estiver inspirado e sózinho marcar uns três gols voltamos com a vitória, mas vai ser muito difícil, além do mais André parece que não esta bem, patito é um perna de pau com grife ou na melhor das hipóteses um Maikon Leite sem velocidade, e Magrão devia esar jogando na terceira divisão é ruim demais.
é a realidade é dura pra nós santistas.
parabéns !!!!!ao meu time de coração e alma , desde 1977 quando eu conheci esse time nunca mais parei de torcer por ele, nessa época eu tinha 9 anos e era de uma familia toda de curintianus, mas não adiantou porque meu coração falou mais alto, depois veio 78 e minha convicção ficou mais forte , depois dos meninos da vila eu não poderia torcer para outro, depois de vitor,joãzinho,neto,clodoaldo,nelsinho, nilton batata,AIRTON LIRA,juary,pita e joão paulo, o papinha da vila como dizia Osmar santos, o maior santos que vi jogar, só posso dizer que sou muito feliz , muito obrigado santos meu amor.!!!!!!
Bonita a história do nosso time ! Fico imaginando a area onde foi realizado o jogo ali na Ana Costa, porque eu morava bem pertinho dali na Vila Mathias. Realmente são 100 anos de gória ! Viva o Paixe !
Parabéns pela lembrança do Dair, e pelo Post ! O Santos merece !
Que história maravilhosa. Deve ser um orgulho ter vivido de alguma forma tão próxima de alguém que verdadeiramente começou a escrever a história do glorioso Santos Futebol Clube. Eu por outro lado tive uma experiência menos alegre com relação a um ex jogador santista. Tive a tristeza de vêr meus sapatos sendo engraxados na Rodoviaria de Maringá. PR, lá pelos anos 77, 78 talvez, pelo ex- ponta Feitiço do Santos Futebol Clube. Lembro que falando sôbre futebol enquanto eu esperava meu ônibus, êle me indagou se eu gostava de futebol, no que eu prontamente me manifestei santista. Seus olhos brilharam, e lentamente abriu sua carteira e retirou uma carteirinha funcional do Santos F.C. e me mostrou e perguntou se eu sabia quem era êle. Com nó na garganta disse que não só sabia, como admirava a história dele dentro do Santos. Seus olhos prontamente se lacrimejaram, e êle voltou a engraxar meus sapatos. Confesso que me senti pequeno !
Êpa; Esta é uma resposta ao “simplebyrd” …..falha nossa..rs
Desculpas aceitas. Realmente foi uma data importante porque marca o início de nossa historia, e que hístoria ! Bem lembrado !
Muito embora o aniversário de 100 anos do primeiro jogo do nosso glorioso Santos Futebol Clube tenha sido completado neste sábado 15 de Setembro de 2012, quero aqui agradecer o nosso colega Dair Vallota, que me fêz a lembrança e ao mesmo tempo sugeriu que eu fizesse um Post comemorativo à data. Me sinto no dever de me desculpar pelo indevido esquecimento de data tão significativa para nossa história futebolistica, como também pelo Post em atrazo, o que éticamente não cai muito bem. Porém antes tarde do que nunca, vai aqui algumas informações adcionais:
Na partida contra o Coritiba neste domingo, pela 25ª do Campeonato Brasileiro, cada atleta santista terá estampado em sua camisa o nome de um dos jogadores que participaram do primeiro jogo.
Neymar, o principal jogador do Santos, entrará em campo com o nome de Arnaldo Silveira, autor do primeiro gol da história alvinegra.
As homenagens em relação ao centenário do clube, completado no dia 14 de abril deste ano, e também do primeiro jogo do Santos na história, que completou 100 anos neste sábado, continuará nas rodadas seguintes do Brasileirão.
Contra a Portuguesa, no próximo dia 22, no estádio do Pacaembu, os ingressos para sócios e acompanhantes custarão apenas R$ 1,00. A partida ainda terá sorteio de brindes, entre eles uma moto 0 Km personalizada.
Obrigado: Paulo Alves
Quando eu era pequeno, cheguei a ver o Arnaldo Silveira, mas na época não sabia da importância dele para o Santos… Ele tinha uma chácara em Atibaia, (hoje é quase no centro), meu pai falava que todo jogo do Santos ele hastiava uma bandeira do Santos… o bairro que ele morava se chama até hoje Vila Santista, por causa dele… Arnaldo está enterrado em Atibaia, é quase vizinho do meu pai…