Post enviado pelo amigo SIMPLEBYRD (Lobão) que eu entitulei como; Curiosidades e Cultura.

Prezado Paulo, gostaria de colaborar com um ” causo” que assisti do Coutinho, no programa Golaço do Milton Neves na TV morada do Sol em Araraquara, aproveito e coloco o link do youtube com as imagens do Jogo..

Amigos santistas, é comum vermos jogadores andando em campo, sem vontade e sem produzir o esperado, esse é uma história contada por alguém que mesmo sem ter condições de jogo, entrou para honrar a camisa do Santos. Foi contada pelo Coutinho, no saudoso programa “Golaço”, apresentado por Milton Neves, na Rede Mulher de Araraquara. O Programa, tinha os patrocinadores da região, mas era um Milton Neves menos preso com a audiência, um programa que toda sexta feira trazia a gravação de idolos do passado, como Félix, Orlando Duarte, Walter Abraão, Fiori Gigliotti, mas a maioria era jogadores do Santos: Coutinho, Clodoaldo, Zito, Ailton Lira, Dorval, Pepe etc…
O jogo: 1966, Santos e Corinthians no Pacaembu, Lula com dificuldades de montar os 11 foi pedir para o Coutinho jogar…
“Coutinho estava machucado, recuperando-se de mais uma lesão, mal podia correr. No dia anterior ao clássico, o centroavante estava relaxado, lavando o carro estacionado na calçada, bem em frente ao Estádio Urbano Caldeira. Foi quando Lula passou cabisbaixo. Coutinho puxou assunto, perguntando se o técnico estava preocupado com o jogo. Ouviu como resposta: ´ O Corinthians não tem medo de Pelé, não. Eles têm medo de você.´
O jogador começou a rir e disse que não era verdade. Além do mais, imaginava-se fora da partida, pois o médico havia liberado para jogar apenas 30 minutos. Coutinho se esquivava como um bom lutado de boxe, argumentando que estava gordo, fora de forma, muito acima do peso. Sabia que era mais um daqueles truques que Lula usava para motivar os jogadores.” Trecho do livro: Coutinho, o gênio da área de Carlos Fernando Shinner.
Lula pediu para Coutinho só fazer número e lá foi o centroavante para o sacrifício… noite chuvosa, campo pesado e Coutinho não conseguia correr direito, jogo terminado, vitória santista por 3 x 0 em pleno Pacaembu… todos os jogadores exaustos e com o uniforme elameado, somente Coutinho saíra como começou, sem uma mancha de lama, apenas com a camisa molhada de chuva e suor…
Após o jogo, o jornalista ranzinza e corintiano Geraldo Bretas dava notas aos jogadores:
_”Vamos ao Santos: Laércio, seguro, apesar da noite chuvosa nota 7, Carlos alberto, nota 6… chegou ao centroavante: Coutinho… pior em campo, andou o jogo inteiro, saiu com o uniforme limpíssimo… FEZ TRÊS GOLS E MAIS NADA” … Vai ser exigente assim na… Vejam o Vídeo !

10 comentários sobre “Post enviado pelo amigo SIMPLEBYRD (Lobão) que eu entitulei como; Curiosidades e Cultura.

  1. luvixx

    Oi Simplebyrd (Lobão)! Bela história.

    O meu pai esteve nesse jogo (infelizmente é gambá, uma tristeza angustiante, mas prova da minha evolução genética) , e ele se recorda disso por que tinha marcado com o co-cunhado e o cunhado para se encontrarem no Pacaembu. O estádio estava lotado, mas ele incrivelmente os encontrou. A expressão que eles usam para falar do Coutinho nesse jogo é impublicável (risos). Também tenho na família o irmão de um dos mais famosos empresários do futebol brasileiro no passado. Ele jogou no Santos, acho que nos aspirantes (poucos sabem) e no exterior, e esse irmão ia levar o almoço para ele. Ia para o Santos junto com o grande Lima desde a Mooca (se não me engano), e desciam na rodoviária de Santos para ir a pé para a Vila a fim de economizar o dinheiro da passagem. Época dos bondes e roupas de algodão com chapéu. Conhecia outros atletas, e pelas histórias que me conta, era uma época muito diferente da atual. Uma época onde jogador era boleiro, dirigente era cartola, torcedor era apenas torcedor, jornalista era livre, futebol era esporte, TV em P&B e driblar não era politicamente incorreto. Tudo era mais simples e talvez mais perfeito.

    1. Disse tudo luvix; bons tempos aquele em que eu pude conhecer ao vivo e a cores, afinal estou com 57 anos. Morava em Santos em frente ao Mont Serrat ma Rua Dom Pedro II , quando em 1.962 aquêle majestoso time Campeão do Mundo pela primeira vêz, passou na porta do prédio em que eu morava, todos encíma do caminhão de Corpo de Bombeiros. Foi amor a primeira vista, e desde então me tornei santista com 7 anos de idade. Bons tempos boas, e boa estórias !

  2. ezequieldemello

    O duro deste vídeo é vêr Pelé usando a 10, e olhar hoje o nosso 10 cuspindo no clube. Eu posso dizer que ví este time jogando. Muito bom

    1. peixevivo21

      Por isto somos o time mais conhecido no mundo, com um recorde de gols insuperaveis, pois tinhamos uma fabrica de futebol. Deus salve o Rei !

  3. alex375

    Maravilha…quantas histórias o Santos tem para contar, quantos fatos interessantes marcaram a vida deste clube glorioso. Realmente a musica do vídeo nos transporta lá pros anos 60…kkk

  4. domhenrique

    Parabéns pelo vídeo. Estou torcendo para que o Blog vá em frente e com esta idéia de podermos enviar mensagens ficou legal. É uma pena que o Santista Roxo desandou porque já estva acostuma por lá, mas aqui vou acostumar também. Valeu !

  5. santistareal

    Muito legal este vídeo, e a música me transportou no tempo ! Gostei do Causo também…rs O engraçado é saber que naquela época eles jogavam sómente por amor à camisa !

  6. Muito obrigado amigo Simplebyrd, pela sua iniciativa e cooperação ! Além de seu “causo” ser muito bom, êle foi real, assim como tantos outros que ajudaram a escrever a história do glorioso Santos Futebol Clube ! Aviso a todos; Quem quizer colaborar mandando seus textos ou vídeos, basta enviar um E-Mail ==> imperiosantista@verizon.net

Os comentários estão desativados.